TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Tudo rosa em Outubro O câncer de mama é primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais, segundo Organização Mundial da Saúde.

23/10/2014








O câncer de mama é primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais, segundo Organização Mundial da Saúde. Esse tipo de câncer é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. Quando descoberto no início, tem cura. É o mais temido pelas mulheres, pois além da alta frequência da doença, os efeitos psicológicos em relação à sexualidade e à imagem pessoal também são pontos que afetam.

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países.

No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao Outubro Rosa ocorreu em 02 de outubro de 2002, com uma inusitada intervenção artística. O Obelisco do Ibirapuera, local conhecido em São Paulo e originalmente chamado de Mausoléu do Soldado Constitucionalista, recebeu no dia uma iluminação cor-de-rosa. A iniciativa de iluminar o obelisco em homenagem ao Outubro Rosa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama com o apoio de uma empresa europeia de cosméticos. E o governo brasileiro, através do INCA, passou a integrar a mobilização do outubro rosa a partir de 2010.

Tudo rosa em Cotia

Desde o início do mês, a UPA Atalaia – Rita de Cássia Sório, está desenvolvendo ações que reforçam a importância da prevenção do câncer de mama. Durante o atendimento na unidade, ações de alerta e combate à doença são realizadas para que os pacientes procurem a unidade de referência do seu bairro e agendem os exames preventivos, caso ainda não o tenham feito este ano. Para marcar a campanha no município, os prédios da UPA Atalaia, a rotatória próxima à unidade e a Clínica da Mulher foram iluminadas com a cor rosa.

Outra iniciativa em prol desta ação foi realizada pelo Rotary Club Cotia Granja Viana Empresarial que promoveu um jantar no Restaurante Baco com intuito de arrecadar lenços, perucas, bonés e outros acessórios. De acordo com os organizadores, tudo será doado a mulheres com câncer de mama, que passaram por tratamentos como radioterapia ou quimioterapia e sofreram com a perda do cabelo. Foram arrecadados 113 itens que serão destinados ao Hospital AC Camargo, referência no tratamento de combate à doença.

Como detectar precocemente

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), as formas mais eficazes para detecção precoce da doença são o exame clínico da mama e a mamografia. Para seu controle, é recomendado que as mulheres realizem exames periodicamente, mesmo que não tenham alterações. É necessário que a mulher conheça o próprio corpo e caso veja alguma alteração, já procure atendimento médico, pois o exame das mamas pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde em atendimento hospitalar qualificado para essa atividade. O diagnóstico precoce aumenta muito sua chance de cura.


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR