TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Transition Granja Viana O Transition Granja Viana teve a grande honra de participar da Rio+20 com uma tenda na Cúpula dos Povos, no 1º Encontro Nacional do Movimento das Cidades em Transição!O Movimento foi representado pelas granjeiras Isabela Menezes, Dani Terracini e Silvia Rocha, que acompanharam importantes eventos ocorridos na Cúpula, localizada no Aterro do Flamengo e por onde já passaram mais de 35 mil pessoas.

20/06/2012








O Transition Granja Viana teve a grande honra de participar da Rio+20 com uma tenda na Cúpula dos Povos, no 1º Encontro Nacional do Movimento das Cidades em Transição!

O Movimento foi representado pelas granjeiras Isabela Menezes, Dani Terracini e Silvia Rocha, que acompanharam importantes eventos ocorridos na Cúpula, localizada no Aterro do Flamengo e por onde já passaram mais de 35 mil pessoas. Isabela foi quem apresentou no mega evento as ações do Transition na Granja Viana: Ecofeira, Feira de Trocas AuescambAU, Voto Onde Moro, Hora do Planeta, Mão na Massa, Do meu Lixo Cuido Eu, Dia de Comadre, entre outras.

E Dani divide aqui conosco um breve relato com suas impressões da Rio+20:

" A Cípula do Povos aconteceu em uma grande arena com pessoas de vários lugares do mundo, muitos jovens, ativistas, uma energia de movimento, de vontade, pessoas divulgando suas causas, suas idéias, cantando, declarando a Carta da Terra, que ouvi a voz emocionada de Letícia Sabatela, colocando-se em favor das matas e florestas, dos povos indígenas, a palavra e a energia de Serven Suzuki (a garota canadense que na Rio 92, há 20 anos, quando ainda era uma criança de 12 anos, emocionou e fez um apelo aos governantes, aos dirigentes de estado, que pensassem no futuro do planeta principalmente para as crianças e gerações futuras), que desta vez falou como uma mulher de 32 anos, mãe de dois filhos, que mudou muito durante esses 20 anos que se passaram, porém constatou que o mundo nada fez por essa Sustentabilidade, e que tudo continua no mesmo caminho, o do crescimento econômico.

Serven disse se envergonhar de seu próprio pais, por ter desistido do protocolo de Kioto, mas que acredita na mudança, a partir do engajamento de todos, não só dos dirigentes, mas de todos, e perguntou por que, na época, todos se emocionaram, mas não fizeram nada?

Tenho que entrar aqui com a fala de Marina Silva, que respondendo a essa pergunta, disse que somos consumidores de emoção, gostamos de nos emocionar, mas não acreditamos que podemos sonhar e realizar utopias.

Depois de nos emocionarmos, logo entra o lado pragmático, que diz "isso é lindo", porém fora da realidade, uma utopia, e então voltamos ao nosso lugar comum... Marina falou aos jovens, aos que sonham, a todos que estavam lá reunidos, que acreditam na mudança já!

Não é mais o momento da competição, e sim o da cooperação, o do fazer para, o de fazer com, o momento da opção e o da escolha...

Acrescenta estarmos numa crise "civilizatória" e reafirma a importância da união de todas as frentes - política, econômica, espiritual -, para pararmos de criticar, de lutar contra, mas sim se engajar, criar junto, transformar... é hora do ativismo autoral, livre e criativo.

Gostei muito também do que falou Cristovam Buarque, que propõe criar um Tribunal Internacional para julgar os Crimes Contra o Futuro da Humanidade... Não um tribunal penal, mas um tribunal ético, aberto na internet para que todos possam julgar, através de votos.

Sim, há muito em que se pensar, planejar e agir. Idéias e vontade não faltam. É urgente. É para ontem!

Dani Terracini


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR