TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Toquinho Construir acordes e harmonias, fazer música e poesia, assim é a carreira de Toquinho.

29/02/2012








Construir acordes e harmonias, fazer música e poesia,
assim é a carreira de Toquinho.

"Entregar-se à profissão sem escravizar-se a ela", essa é a filosofia de Toquinho, um dos maiores cantores e compositores da música popular brasileira. Antonio Pecci Filho desde cedo foi familiarizado com o mundo da música. Teve aulas de violão com Paulinho Nogueira. Estudou harmonia com Edgar Janulo, violão clássico com Isaías Sávio, orquestração com Léo Peracchi e Oscar Castro Neves. Dotado de uma natureza lúdica e leve, divertir-se sempre foi seu prato predileto em torno de várias mesas: de bar, de restaurante, de futebol de botão, de sinuca, passando a fazer do palco uma extensão das tramas futebolísticas, onde, mesmo nos momentos mais complicados, encontra escape para uma graça, uma risada que ajuda a encarar o trabalho como uma prazerosa alegria.

A carreira de Toquinho se destaca em diversos segmentos. O violão, seu principal parâmetro, é a base firme de seu trabalho musical. "Hoje posso fazer tanto a versão de um grande musical como o Cats, quanto cantar em praça pública, ou fazer show para o público infantil. Compor para mim é consequência da própria vida, o cotidiano faz minha música e minha carreira segue em função da simplicidade do dia-dia", explica o cantor.

Com quase 50 anos de carreira, gravou cerca de 80 discos, já compôs mais de 450 músicas e fez cerca de 7.500 shows pelo Brasil e pelo Exterior. Tem como principais parceiros: Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Jorge Ben Jor, Paulinho da Viola, Francis Hime, Mutinho, Carlinhos Vergueiro, Gianfrancesco Guarnieri, Elifas Andreato, Paulo César Pinheiro.

Toquinho lembra com carinho dos anos dourados da Bossa Nova, que segundo ele "são irrecuperáveis". "Eles deixaram um rastro de influências que perdurarão para sempre. A música é dinâmica e o Brasil tem uma variedade de ritmos que acolhe talentos de várias tendências. Os padrões se transformam e os palcos são o reflexo dessas transformações. Antes havia menos tecnologia e a qualidade se distinguia por sua naturalidade. Hoje sobram tecnologia e artificialidade", explica Toquinho sobre a modernidade musical nos dias de hoje.

Suas composições mais representativas são "Aquarela", "Tarde em Itapuã", "Que maravilha", "Regra três", "Escravo da alegria", "O caderno", "A casa", "O pato", "Na tonga da mironga", "Samba de Orly", "Carta ao Tom 74", "Cotidiano n.º 2", "Samba pra Vinicius de Moraes", "Carolina Carol bela".

"Aquarela é uma canção que contém uma magia contagiante. Fenômeno inexplicável, algo que atinge a alma das pessoas. Sua letra original é do italiano Guido Morra. Fiz a primeira parte da música e a versão para o português baseada na temática original que confunde sonho e vida real. Creio que essa mistura é que entusiasma e encanta as pessoas, inclusive as crianças, apesar da mensagem fatalista de que tudo se descolorirá", conta em detalhes.

Esta será a primeira vez que o público da Granja Viana recebe Toquinho, por meio da produtora Estrela na Cidade. Toquinho disse que considera a Granja Viana um bairro tranquilo, "um pequeno interior incrustrado na grande metrópole, onde moram muitos artistas e pessoas da área cultural, inclusive o grande Fernando Faro". Toquinho apresentará uma retrospectiva de sua carreira, com canções que o público gosta de ouvir, com a introdução de algumas músicas do novo CD, como "Quem Viver, Verá" e "Romeu e Julieta", no Shopping Granja Viana, dia 15 de março, mês em que comemoramos o Dia Internacional das Mulheres.

"A mulher mudou e fez o homem mudar também. Vivemos hoje sob a "proteção" da mulher em todos os sentidos e setores da sociedade. Nas artes, na política, no esporte. Na música, há o surgimento constante de intérpretes femininas sobrepujando os masculinos. Até no judiciário, no mais recente julgamento de grande evidência, a promotora, a advogada de defesa e a juíza eram mulheres. Tive o privilégio na minha vida e na minha carreira de estar sempre acompanhado pelas mulheres. O mundo muda, as mulheres evoluem e o homem agradece", destaca Toquinho em forma de homenagem.

Atualmente, o cantor e compositor divulga seu novo disco "Quem Viver, Verá", que conta com as participações de Zeca Pagodinho, Ivete Sangalo e a cantora Anna Setton. Além do novo trabalho, também está nas lojas o disco "Toquinho e Paulo Ricardo cantam Vinicius", onde neste álbum, os dois artistas regravaram músicas do compositor Vinicius de Moraes com influências da música eletrônica e os dois artistas planejam uma turnê de divulgação pelo país. Os shows seguirão o repertório do cd apresentados em versões mais intimistas, sem os efeitos elaborados para o álbum e, desde o início do ano passado, Toquinho apresenta o programa "Toquinho, Violão e Futebol" na TV Corinthians.


Serviço:
Toquinho - Voz e Violão
Dia 15 de março às 20h
Shopping Granja Vianna, Rod. Raposo Tavares, km 23 - Cotia




Fonte: Jornal Pitangueiras


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR