Fone: (11) 4617-3641 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco            
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui
Voltar

21/09/2010

Quiropraxia,

Quem acredita que dor nas costas é um mal recorrente dos tempos modernos, engana-se.


Quem acredita que dor nas costas é um mal recorrente dos tempos modernos, engana-se. Manuscritos chineses e gregos datados de 2.700 A.C. e 1.500 A.C. já mencionavam práticas de alívio às dores lombares, através da manipulação articular e manobras articulares nos membros inferiores do corpo humano com esse propósito.

A Quiropraxia, profissão da saúde que lida com o diagnostico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos seus efeitos na saúde em geral, surgiu nos Estados Unidos em 1922. A Quiropraxia hoje está entre as três maiores profissões na área de saúde, junto com a Medicina e Odontologia, nos países desenvolvidos. No Brasil está em processo de regulamentação e já existem duas Universidades com graduação ambas particulares.

Dr. Roberto Suzano, reconhecido pela ABQ - Associação Brasileira de Quiropraxia, em seu consultório aqui na Granja nos prestou vários esclarecimentos sobre a prática desta medicina complementar.

De acordo com o Dr. Roberto, a quiropraxia através de sua prática recoloca a articulação no lugar, diminuindo a dor na coluna vertebral, origem de várias doenças. Por meio das mãos, o profissional consegue corrigir a vértebra, trabalhar as articulações da cabeça, os músculos internos.

Muitas pessoas não relacionam a dor nas costas às tensões, má postura, carregamento de peso, traumas, e assim por diante. E esse dano na coluna compromete todo o sistema nervoso central, podendo trazer consequências mais graves, como a artrose.

"A maioria das pessoas tem alguma subluxação, que é o mau funcionamento da articulação", explica o quiropraxista, que aplica uma ampla série de testes ortopédicos para fornecer um diagnóstico preciso ao paciente.

O tratamento começa na primeira consulta onde é realizada a avaliação inicial e continua nas sessões seguintes, que duram aproximadamente meia hora uma vez por semana, para soltar e ajustar a musculatura e evitar que o corpo se adapte ao mal-estar causado à coluna. Em média, a duração total é de dez sessões, mas isso varia de acordo com cada paciente.

A consulta também inclui sugestões de dieta e indicação de exercícios físicos e alongamento, caso a caso, para fortalecer a musculatura.

Embora muitos fisioterapeutas aleguem que os quiropraxistas realizam um trabalho semelhante ao deles, de acordo com o Dr. Roberto, isso é um mito, "podem ser trabalhos complementares, mas são totalmente diferentes". Como a profissão ainda não é legalizada, é aconselhável que antes de se consultar com um quiropraxista, o paciente verifique no site da ABQ se ele é associado.


Marina Novaes
Fotos: Lígia Vargas


Dr. Roberto Suzano Bleier Filho
Quiropraxista - QRP 108
Funcionamento:
de seg. a sex. das 10h às 21h
aos sáb. das 10h às 16h
Fones: 4702-6652
Cel.: 8020-5533
Av. São Camilo, 980
Espaço Granjardim








 

Pesquisar



















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 96948-3326 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR