TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Queimadas: O tempo seco e as mudanças climáticas que tomaram conta deste inverno tem provocado queimadas descontroladas que atingem cada vez mais a vegetação.

21/09/2010








O tempo seco e as mudanças climáticas que tomaram conta deste inverno tem provocado queimadas descontroladas que atingem cada vez mais a vegetação. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Cotia, a frequência das queimadas varia de 13 a 15 ocorrências por dia. Nos dois últimos meses, houve 185 ocorrências de fogo em massa e só neste mês de setembro, mais de 73 ocorrências.

O Tenente Belucci informou que as queimadas aumentam no período da estiagem, ou seja, de julho a agosto, mas estamos passando por um período mais longo do que o do ano passado. Para combatê-las, os bombeiros realizam a Operação Mata Fogo, que desloca o contingente do efetivo (área administrativa) para o operacional (atendimento às ocorrências).

No total, o Corpo de Bombeiros conta com 53 bombeiros e 3 viaturas destinadas ao combate de fogo em mata. De acordo com Belucci, os bombeiros passam por um treinamento na Escola Superior de Bombeiros e são obrigados a voltar todo ano para realizar novos treinamentos durante uma semana. Dessa maneira, estão sempre preparados para combater qualquer tipo de incêndio.

Em caso de ocorrência e para preveni-lo, o Tenente Belucci forneceu algumas dicas:

- Ligar imediatamente para o 193;
- Não jogar bituca de cigarro no chão, não fazer fogueira, não soltar balão;
- Deixar sempre o terreno limpo, principalmente na divisa dos estabelecimentos;

Há um projeto sendo estudado pela Secretaria do Meio Ambiente, que possibilitaria um treinamento específico para queimadas, a "Brigada contra Incêndio", além de outras ações. Ele partiu de uma sugestão do Corpo de Bombeiros que aproveitou o resultado do Selo Verde Azul, projeto que avalia os municípios de acordo com notas ambientais, de acordo com o Capitão Vitorino, Cotia atingiu a pontuação necessária para adquirir recursos que possibilitam a criação de uma Brigada contra Incêndio. "Nessa Brigada, os bombeiros treinariam o efetivo da prefeitura".

Outra medida será a criação de uma Guarda Civil Ambiental para realizar uma rede de fiscalização que contenha o fogo em um primeiro combate até a chegada do Corpo de Bombeiros. Cogita-se ainda da possibilidade de treinar moradores de áreas distantes para que eles mesmos possam iniciar o combate ao fogo além de fornecer informações confiáveis aos bombeiros.



Marina Novaes
Fotos:Lígia Vargas


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR