TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Plano de Atendimento a Emergências Talvez uma das maiores preocupações de quem mora na Granja seja o que fazer e para onde ir na hora de uma emergência.

24/02/2010








Talvez uma das maiores preocupações de quem mora na Granja seja o que fazer e para onde ir na hora de uma emergência. Hospitais como o São Luiz e o Einstein ficam razoavelmente distantes e se der o azar da Raposo estar parada, a coisa pode ficar preta.

Outro dia presenciei uma criança bater o nariz na borda da piscina da Raquel Natação. Nada grave, mas poderia ter sido. Fui conversar com Raquel Stoiani, dona da escola, e então fiquei sabendo, em primeira mão, que eles estavam contratando, em uma atitude pioneira aqui na Granja, o Plano de Atendimento a Emergências. Para saber mais sobre o assunto entrevistei Rodrigo Quintino, responsável pela implantação do serviço na escola de natação.


1 - No que consiste o Plano de Atendimento a Emergências?

O Plano de atendimento a emergências tem como finalidade preparar e organizar os meios existentes para garantir a segurança das pessoas que estão fazendo sua atividade física.


2 - Qual o objetivo?

Fornecer um conjunto de diretrizes e informações visando a adoção de procedimentos lógicos, técnicos e administrativos, estruturados de forma a dar resposta rápida e eficiente a uma eventual situação de emergência.

O plano contém a estrutura da organização da segurança, os procedimentos que devem ser seguidos e as responsabilidades dos gestores nas ações de intervenção e de apoio em uma situação de emergência.


3 - Por que ele está sendo implantado na Raquel Natação?

A Raquel tem uma preocupação com o bem estar de quem freqüenta a escola, não só dos alunos como também dos seus acompanhantes.

Os professores da Raquel Natação, por serem formados em Educação Física, estão aptos a dar os primeiros socorros, mas falta a prática, a experiência principalmente dentro das especificidades da escola. O curso oferece essa oportunidade e envolve além dos professores, o corpo administrativo.


4 - Esse método já foi implantado em algum outro lugar?

Aqui no Brasil o sistema já funciona, com sucesso, há quatro anos no Bio Delta, instituto ligado ao laboratório de geriatria da faculdade de medicina da USP. A Raquel Natação é o segundo "case" brasileiro.

A implantação do Plano de Atendimento a Emergência na Raquel Natação estará finalizada daqui há um ano. Serão vários encontros entre a equipe de Rodrigo Quintino e o pessoal da escola. Somente ao final desse período é que será possível avaliar os resultados. De qualquer forma, só a atitude de querer se preparar, de pensar no que fazer no caso de uma emergência já deve ser vista com bons olhos por quem freqüenta (ou não) a escola e deveria servir de inspiração ou mesmo de modelo para outros da região.


Ana Bartmann
Fotos: Ligia Vargas


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR