Fone: (11) 4617-3641 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco            
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui
Voltar

21/01/2010

Notícia - Pérola Negra

O granjeiro Rolando Boldrin será homenageado no Carnaval paulista como enredo da escola de samba Pérola Negra.


O granjeiro Rolando Boldrin será homenageado no Carnaval paulista como enredo da escola de samba Pérola Negra.

Tradicional nos desfiles do carnaval paulistano, a Pérola Negra estreou na avenida São João em 1947 com o tema "Piolim, Alegria Circo História" e o resultado foi a vitória no grupo III.

Hoje, já no grupo especial, onde desfilam as grandes escolas paulistas, a Pérola Negra promete fazer sucesso na avenida apresentando o Sr. Brasil no enredo do carnavalesco carioca André Machado, que pelo segundo ano está à frente da escola.

Esta semana, o Site da Granja fez uma visita ao barracão da escola para conferir as fantasias e conversar com o carnavalesco. Confira os detalhes desta entrevista com André Machado:

O carnavalesco André Machado
André Machado segura porta retrato, adereço do carro de Rolando Boldrin

"A escola tinha dois temas em vista para o Carnaval de 2010: a história do Cinema Brasileiro e uma homenagem à Rolando Boldrin, que foi uma ideia trazida por um dos diretores. Depois de uma reunião com Rolando Boldrin, o tema "Tirar o Brasil da gaveta" foi escolha unânime entre a diretoria da escola. Mais do que a própria história do cantador Rolando Boldrin, o enredo é um resgate da cultura popular, é a apresentação dos vários "Brasis" que existem e o incentivo do gosto pelo que é autenticamente brasileiro."

Bastidores 1 - O Convite - Rolando Boldrin ao receber o convite da Pérola Negra pelo telefone não entendeu muito bem aquela coisa de carnaval, samba... bem, convenhamos, afinal não é essa sua praia. Patrícia, sua produtora e esposa foi quem explicou: "A Pérola Negra quer homenageá-lo, é só aceitar e pronto!


Com o projeto aprovado no final de abril do ano passado, André passou a pesquisar, "esse enredo foi mais difícil porque envolve a história da vida de uma pessoa. Pesquisei em livros, fotos e em conversas com Rolando". Feita a sinopse, que foi repassada aos compositores, ele passou para criação das Alas e o desenho das fantasias. Um trabalho minucioso, porque tem que haver a identificação imediata do público com cada uma das 22 Alas.

Bastidores 2 - Etâ coisa boa esse tar de carnava! - Depois de algumas semanas... o bichinho do carnaval picou o Rolando! Afinal carnaval é cultura popular brasileira, e o Sr. Brasil gosta disso. Rolando vem acompanhando de perto o trabalho da escola, busca patrocinadores, faz visitas ao barracão... "sozinho...não avisa ninguém, e volta dizendo que deu uma passadinha", comenta Kika, produtora. Aliás acho que o bicho do carnaval picou toda turma do Rolando, falou na Pérola Negra é um chororó só.


O carnavalesco nos falou sobre algumas alas e carros: o desfile terá início com a ginasta Daiane dos Santos, representando o "triunfo brasileiro", o fato de ter vindo do interior e ter vencido. Depois dela, haverá uma comissão de frente com canários, que simbolizam o Brasil, uma revoada de sabiás, simbolizando o amanhecerer e uma revoada de araras, simbolizando a tropicalidade.

Ala Brasis - Brasil do Mato
Ala Vamos Tirar o Brasil da Gaveta - Brasileiro com Orgulho e Muito Amor

O primeiro setor, Ala Brasis, homenageará as várias regiões do Brasil, como o Nordeste, representado pelo baiano, o mato, pelo índio, e os Pampas, pelos sulistas. As fantasias, carregadas de fitas, são inspiradas no folclore popular. "E assim eu vou, bordando a história desse meu país / Em cada canto uma raiz", diz um trecho do samba.

Um carro com 60 crianças vestidas de caipiras representará as cidades em que Boldrin foi criado, São Joaquim da Barra e Guaíra. Exibindo fotos e trechos de poemas em homenagem às cidades. Uma das esculturas é da dupla de violeiros "Boy e Formiga", Rolando com uns 10 anos fazia dupla com seu irmão, Leili. As esculturas são um dos pontos fortes da escola, feitas por cerca de 8 índios que vieram de Parintins, Manaus. "Elas ganham um movimento imbatível nas mãos deste grupo", ressalta André.

Bastidores 3 - Início do Rolando - Neste carro haverá a escultura de uma viola, marco da vinda de Rolando para São Paulo. Com 16 anos, o Boy, apelido de Rolando até hoje, passou a viola nos cobres para poder vir para São Paulo, seu pai ficou sabendo e recomprou a Viola e lhe deu a passagem de ida.

Carro Colcha de Retalhos confeccionado com os retalhos da enchete
Escultura confeccionada pelo grupo de Parintins

Um dos carros preferidos de André é o da colcha de retalhos, feita com pedaços de tecidos que restaram da enchente que alagou o barracão no início dezembro. A colcha representa as várias áreas da cultura brasileira. A parte frontal do carro exibe o teatro e nas laterais estão o cinema e a televisão, além do rádio que virá desfilando na rua. Um coração feito de retalhos representa o coração de Boldrin, homenageando seu incentivo à cultura de norte a sul. Como André reforçou: ele é o Brasil.
Os artistas convidados para subir neste carro são: João Batista de Andrade, Humberto Magnani, Otavio Augusto, Vida Alves e Laura Cardoso, pioneiros do cinema, televisão e teatro.

Bastidores 4 - Enchente - "... a sorte foi que além dos 8 intregrantes do grupo de Paraitins, mais 12 pessoas resolveram dormir no barracão naquela noite. Mesmo assim muita coisa se perdeu como tecidos e alguns adereços, mas nessas horas a gente tira força sabe lá da onde, a escola ficou mais unida, os artesãos trabalharam até de madrugada, e hoje estamos dentro do cronograma" , André conta emocionado.

Artesã trabalha em um dos adereços
O grupo de Parintins ao redor da escultura de Rolando Boldrin, ainda em fase de produção

Por fim, o último carro é o do Sr. Brasil, todo em verde e amarelo, com 12 esculturas de canários e uma escultura de Boldrin como destaque. A alegoria desfilará com Boldrin, familiares e artistas. A comissão de frente será composta pelos cantadores Renato Teixeira, Dercio Marques, Chico Maranhao, Lula Barbosa, Zé Geraldo, Consuelo de Paula, Dea Trancoso, Renato Braz, Mariana Moraes, João Araujo, Passoca, Ze Renato, Andre Abujamra e Mauricio Pereira. No Carro com Rolando sobem os artistas Fernado Faro, Elifas Andreato, Goulart de Andrade, Alaide Costa, Germano Mathias, Peri Ribeiro, Luis Vieira, Saulo Laranjeira, Vidal França e João Bá.


Bastidores 5 - Início do André - André, carnavalesco carioca, foi descoberto graças a um projeto na área de moda, idealizado pelo Betinho, na Ilha do Governador. A mãe de André era costureira e se recusou a usar a máquina de costura do projeto, moderna demais para o seu gosto. André, colocou então a mão na massa ou melhor na máquina e fez uma saia de gravatas, o grande sucesso do desfile da ONG de Betinho. A Colcha de Retalhos também lhe traz esta recordação.

Betinho, Herbert de Souza, padrinho de André no seu início de carreira
Detalhe da fantasia

O carnavalesco André Machado também destaca que está sendo um prazer trabalhar pelo segundo ano consecutivo na Pérola Negra. Ultimamente as escolas de samba procuram enredos apelativos para conseguir patrocínio, já a Pérola cria em cima de temas que fazem bater o coração da escola. O investimento chega em torno de um milhão e meio para montar um desfile, viabilizado em grande parte pela Prefeitura. O restante vem da Rede Globo, que ganha exclusividade na transmissão, além do patrocínio de empresas, valor arrecadado nos ensaios na quadra e na venda de fantasias.

Ano passado a Pérola Negra ganhou com as categorias de melhor alegoria, fantasia, mestre-sala e porta-bandeira. André ganhou como melhor carnavalesco, em uma enquete na internet. Após uma visita no barracão vocês saberiam o porquê!

Atenção: a escola vai desfilar na madrugada do domingo, o que é uma vantagem. Além de luz do Sambódromo realçar o brilho e as cores, também realça o samba enredo "Bom dia Brasil, é carnaval / Rolando num domingo especial". Ouça o samba enredo na íntegra.

Bastidores 6 - Não deixe de ouvir Rolando Boldrin cantando o samba enredo em ritmo de marcha rancho. imperdível! Clique aqui.


 Adendo de última Hora

Água invadiu o barracão da escola de samba dia 21
Presidente da escola, Edilson Casal, estima prejuízo em R$ 50 mil

Infelizmente na madrugada de quinta feira, dia 21, o rio Pinheiros transbordou e alagou o barracão, localizado sob o Viaduto Mofarrej, na Vila Leopoldina, castigando novamente a Pérola Negra.

O presidente da escola, Edilson Casal, estima que o prejuízo foi de 50 mil reais. Apesar das esculturas e parte dos carros estarem protegidas por lona, ficaram submersos na água.

De acordo com Jairo Roizen, assessor de imprensa, a frente do abre-alas, que estava pronta, foi totalmente destruída. Parte das esculturas terá que ser refeita porque ficaram molhadas e algumas peças descolaram. Ele acredita que precisará refazer 20% do que estava pronto. Casal pretende pedir ajuda financeira para a Superliga das Escolas de Samba de São Paulo, a qual pertence, e a quem puder contribuir. Algumas escolas como a Mancha Verde e o Império Casa Verde entraram em contato para oferecer ajuda. Além disso, o presidente da escola está recebendo telefonemas do Brasil inteiro.

André Machado informou que a Pérola Negra trabalhará em dois turnos para recuperar suas perdas. Ele disse que essa enchente prejudicou menos que a de dezembro, porque ocorreu por volta da 1h30, horário que ainda tinha algumas pessoas acordadas, que puderam salvar grande parte do que já estava pronto.


Fotos: Ligia Vargas

Serviço:

Ensaio Geral

Toda quinta feira e domingo
na quadra da escola a partir das 18h30
Rua Girassol, 51
Vila Madalena


Ensaio Técnico Geral - domingo, dia 24/01

Atenção: no domingo, dia 24/01 haverá o primeiro ensaio técnico geral no Anhembi.
Saída da quadra às 17h
Concentração no sambódromo às 18h30
Venha nas cores da escola: Vermelho, azul, preto e branco.



Faça parte desta homenagem à Cultura Popular Brasileira!

Venha participar do carnaval da Pérola Negra, ainda há tempo de adquirir sua fantasia!
Ligue para Jairo Roizen - 7851-4345/ ID 2538*39
Email: marketing@gresperolanegra.com.br









 

Pesquisar





















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 96948-3326 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR