TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Operação Estiagem em Cotia O inverno nem começou e mesmo com alguns temporais isolados em São Paulo, os reservatórios hídricos do Estado estão bem abaixo de suas médias históricas.

21/06/2018


O inverno nem começou e mesmo com alguns temporais isolados em São Paulo, os reservatórios hídricos do Estado estão bem abaixo de suas médias históricas. Você pode inclusive acompanhar a situação dos reservatórios no site da SABESP . Por isso, economizar água e energia elétrica é fundamental, principalmente nesta época, tanto para preservar os reservatórios quanto para o seu bolso, já que sempre que falta água nos reservatórios, é acionada a bandeira vermelha nas contas de luz e você também acaba gastando mais pela energia que consome..


O período de poucas chuvas na região, a chamada estiagem, vai até novembro, quando costumam retornar as chuvas e por isso, na semana passada, integrantes da Defesa Civil de Cotia participaram de uma Oficina Preparatória para a Operação Estiagem (OPOE) na Região Metropolitana, que aconteceu na Escola Superior de Bombeiros, em Franco da Rocha.


O treinamento foi ministrado por meio de uma parceria entre a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP) e as Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) da Secretaria de Estado da Saúde, Polícia Ambiental, SOMAR Meteorologia e Corpo de Bombeiros.


Todos os participantes receberam certificados de participação na oficina que visa a construção de uma rede de prevenção de riscos e de desastres no período de estiagem. Os agentes da corporação assistiram palestras sobre legislação, elaboração de plano de contingência para o período de estiagem, entre outros.


Também acompanharam explanações sobre a Operação Corta-Fogo, Secretaria Estadual de Meio Ambiente; combate ao Aedes Aegypti no Estado pela SUCEN, fiscalização de queimadas e incêndios florestais pela Polícia Ambiental, interpretação de dados meteorológicos pela SOMAR Meteorologia, e formação regional de brigadistas pelo Corpo de Bombeiros, que ministrou aulas práticas.


 No período de estiagem é mais comum os registros de queimadas. Como Cotia tem vasta área coberta por vegetação, fica mais vulnerável a este tipo de ocorrência. A prevenção começa com o apoio da população não queimando lixo e outros materiais, não jogando bituca de cigarro em área de vegetação, avisando os bombeiros em caso de queimadas, entre outros.


Para acionar os bombeiros, ligue 193 ou 4616-2933. A Defesa Civil atende pelo número 199 e Whatsapp 11 94325-0234.


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR