TELEFONE E WHATSAPP 96948-3326 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco            
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui
Voltar

05/01/2011

Ônibus Expresso 3D:

Alguma vez, no trânsito, você já quis passar por cima de algum veículo lento à sua frente? É o que pretende o 3D Express Coach (Ônibus Expresso 3D, em tradução livre), projeto de um ônibus "transzonal" da Shenzhen Hashi Future Parking Equipment Company (empresa chinesa) apresentado em maio de 2010 na Beijing International High-tech Expo (Exposição Internacional de Alta-Tecnologia de Pequim, em tradução livre).


Alguma vez, no trânsito, você já quis passar por cima de algum veículo lento à sua frente? É o que pretende o 3D Express Coach (Ônibus Expresso 3D, em tradução livre), projeto de um ônibus "transzonal" da Shenzhen Hashi Future Parking Equipment Company (empresa chinesa) apresentado em maio de 2010 na Beijing International High-tech Expo (Exposição Internacional de Alta-Tecnologia de Pequim, em tradução livre).

De acordo com o projeto, este ônibus andaria por cima dos carros. Suas rodas seriam presas ao chão e a distância entre elas seria de exatamente duas faixas viárias, de modo que até dois carros possam passar lado a lado por debaixo do coletivo. O veículo seria ainda equipado com alarmes e sinais para alertar automóveis que andarem muito próximos a ele ou pra avisar quando estiver prestes a fazer uma curva. O ônibus percorreria sempre uma rota fixa, como os trolebus (ônibus elétricos) de São Paulo.

O 3D Express Coach carrega até 1.200 passageiros e alcança uma velocidade de 60 km/h. Os usuários entrariam e sairiam dele em estações elevadas, como em monotrilhos. Em caso de emergência, há também escadas infláveis, como aquelas que existem em aviões. Ainda de acordo com a proposta, o custo de implantação do ônibus e uma rota de 40 km para ele seria de aproximadamente US$ 74,5 milhões.

A grande vantagem do projeto vai além da redução do trânsito: o 3D Express Coach é também menos agressivo ao meio ambiente. Por carregar tantos passageiros de uma só vez, não ter problemas com o espaço ocupado nas vias e ser movido a energia solar ou elétrica, o ônibus poderia substituir até 40 ônibus convencionais, economizando 860 toneladas de combustível por ano e evitando a emissão de 2.640 toneladas de carbono no mesmo período.

O projeto está previsto para começar a ser implantado na China ainda em 2011, e foi eleito pela revista norte-americana Time uma das 50 melhores invenções de 2010. E você? Acha que essa seria uma boa opção para reduzir o trânsito na Raposo? Comente!

Victor de Andrade Lopes
Fotos: www.umiwiki.com








 

Pesquisar




X















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 96948-3326 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR