TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

O cartão de crédito Ana Rosa Valério em seu e-mail diz que gostaria muito de ter um cartão de crédito.

29/09/2010








Ana Rosa Valério em seu e-mail diz que gostaria muito de ter um cartão de crédito. Mas segundo ela "tem verdadeiro pavor que um dia sua vida se transforme num grande tormento financeiro". E sugere que eu comente um pouco mais sobre esta questão.

O que posso dizer, Ana é que o cartão de crédito está sendo cada vez mais utilizado no dia a dia das transações financeiras.
Isso ocorre, pois as grandes redes estão disponibilizando cartões com a própria marca, sempre com promoções "exclusivas", e facilitações nos pagamentos. Analise todas as propostas de forma criteriosa, pois o que pode parecer bom no início depois pode motivar uma longa dor de cabeça.

Se a fatura é paga pelo valor total, ótimo, não haverá problema algum. Mas se isso não acontecer prepare-se: pois você está próximo a vivenciar o famoso efeito "bola de neve" em suas finanças. Digo isso porque os juros mensais cobrados pelos cartões de crédito equivalem a um ano de rendimentos em qualquer aplicação.
Digamos que você não tenha condição de pagar a fatura total. Então faça o seguinte: vá ao banco e quite o que puder, mas não pague apenas o valor mínimo sugerido na fatura. Pois os juros cobrados são tão altos que no mês seguinte nem perceberá que pagou alguma coisa.

Se utilizado com critério, ele pode ser um grande aliado em seu dia a dia. Pois tudo que adquire será pago a prazo e sem juros. Ou seja, se houver planejamento a pessoa terá algo em torno de 35 dias para quitar qualquer compra que fizer.

Aprenda a "gostar" de dinheiro. Nós adoramos conversar sobre futebol, música, até de novelas. Mas do dinheiro só se fala quando ele está faltando. Dentro dos lares há pouco diálogo sobre como guardar, montar uma reserva de emergência.

Para auxiliar sobre o uso do cartão de crédito, seguem algumas dicas abaixo :

1) É interessante ter um único cartão de crédito na família. Pois facilita o controle dos gastos.
2) Antes de escolher o seu cartão, verifique as vantagens disponibilizadas, como por exemplo, descontos em teatros, cinemas, programa de acúmulo de pontos. É mais uma forma de economia.
3) Todos os cartões de crédito possuem algo muito especial: O EXTRATO. Ali está quando, onde e principalmente QUANTO você gastou. Verifique o extrato toda semana. É um processo muito simples.
4) No cartão de crédito o céu "não é o limite". Tenha um limite que seja compatível com sua renda. Um limite alto é o mesmo que dar uma BMW a uma pessoa que acabou de receber a habilitação. Perigo à vista.
5) Ao usar o cartão, lembre-se: "um dia a conta chega", principalmente quando a compra é feita próxima ao vencimento e o gasto vai para o mês seguinte.
6) Compras parceladas? Que sejam em no máximo seis ou sete vezes. Muitas parcelas dão a sensação de tranqüilidade. Saiba de uma coisa: é apenas uma sensação. Esta é uma técnica utilizada com freqüência pelo comércio para aumentar o preço de seus produtos.
É isso!

Por Flávio Oliveira - Personal Financer, palestrante/conferencista, escritor, consultor financeiro e tributário especializado em investimentos.
Dúvidas, sugestões e/ou críticas, enviar para o e-mail: lucreconsultoria@hotmail.com


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR