TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Novo empreendimento Há uns meses o Jornal D"aqui vem procurando informações sobre os novos empreendimentos imobiliários a serem desenvolvidos na região.

10/06/2009








Há uns meses o Jornal D"aqui vem procurando informações sobre os novos empreendimentos imobiliários a serem desenvolvidos na região. Um dos que mais tem gerado curiosidade da comunidade é o da Alphaville Urbanismo, que vem anunciando sua chegada. Essa curiosidade se dá pelo grande porte e pelo local a ser instalado, uma das maiores áreas verdes no coração da Granja Viana.

A importância de conhecer o que virá é fundamental pois estamos atravessando uma fase de grande crescimento e, como já foi dito várias vezes, precisamos crescer sim mas com estrutura e planejamento para a Granja continuar sendo esse lugar tranquilo e especial para se viver.

É necessário saber quem está chegando e se as leis ambientais estão sendo respeitadas porque somos responsáveis também pelas matas, araucárias e animais que habitam por aqui. Só assim poderemos dar as boas vindas para quem está chegando.

Segundo o projeto, a Alphaville Urbanismo ocupará, para construção do condomínio, um terço de uma área total de 700.000 m2 de mata nativa. A área está localizada na Av. São Camilo, onde existem diversas espécies de animais ameaçados de extinção, alguns que não suportam a fragmentação de habitat, tais como Papagaio e o Sagui-de-tufo-preto, entre outros. O empreendimento colocará à venda cerca de 400 lotes de 500 metros, para residências de alto padrão.

No último dia 19 de maio foi assinado um termo de compromisso selando a parceria da Prefeitura de Carapicuíba e a Alphaville Urbanismo, no qual esta última se compromete em finalizar a construção de duas creches na cidade, como contrapartida à aprovação do projeto e concessão do alvará pela Prefeitura. Também se compromete em instalar um parque ecológico para uso da população e duplicar os 700 metros da via que ligará o empreendimento ao Km 26 da Rodovia Raposo Tavares.

Enviamos algumas perguntas para a Prefeitura e para a empresa Alphaville Urbanismo:

JDA: Explique no que consiste e como se formou o convênio entre a Prefeitura de Carapicuíba e Alphaville Urbanismo.

(Não houve resposta)

JDA: A área escolhida para se fazer o empreendimento é considerada o pulmão verde da Granja Viana pois é uma grande área no coração do bairro com mananciais, nascentes,etc. Qual é a preocupação de vocês em não interferir no ecossistema, isso é, em preservar essa área tão importante?

Prefeitura: Sobre a preservação da área, informamos que serão respeitadas todas as legislações ambientais, causando o mínimo impacto ambiental possível, sem prejudicar o desenvolvimento local.

JDA: O empreendimento possui licença ambiental para a supressão de vegetação com uso de motoserra? Qual é a área permitida para tal? Existe acompanhamento de algum biólogo para esse trabalho de supressão e manejo de fauna?

Prefeitura: Sim, há licença para o empreendimento.

JDA: E no que diz respeito à estrutura, isso é, mesmo após a reforma da Av. São Camilo, os problemas com recapeamento, falta de sinalização e trânsito, são graves. Não há uma preocupação da parte de vocês com esses problemas estruturais do entorno?

Prefeitura: Com relação à estrutura, informamos que estamos adequando a infraestrutura do entorno.

JDA: Ouvimos muitas queixas dos moradores de Carapicuíba, a maioria que mora justamente perto do local do empreendimento na Granja Viana, em relação a coleta de lixo, ruas praticamente intransitáveis, sem recapeamento, etc. Fora os problemas com a Av. São Camilo. A vinda de um condomínio desse porte não dificultará ainda mais a vida de todos? Há estrutura para tal?

Prefeitura: Sobre a coleta de lixo, informamos que serão implementadas melhorias na infraestrutura local e do entorno.

JDA: Quais são os prazos para início e entrega da obra?

(Não houve resposta)

JDA: A área que a Alphaville Urbanismo cedeu à Prefeitura para construir um novo acesso à Raposo Tavares faz parte de Carapicuíba ou de Cotia? Quando serão iniciadas essas obras? A Prefeitura já tem um projeto?

(Não houve resposta)

JDA: E os problemas com a Rodovia Raposo Tavares, que já está extremamente saturada devido o grande fluxo de carros? Um condomínio desse porte não vai piorar a situação?

(Não houve resposta)


As respostas da Prefeitura vieram através do Sr. Helton Alves, da Comunicação Social da Prefeitura de Carapicuíba. A empresa Alphaville Urbanismo, através de sua assessoria de imprensa, não respondeu as perguntas mas nos enviou um texto falando do empreendimento. Seguem trechos:

"O futuro em-preendimento da Alphaville Urbanismo na Granja Viana ocupará área total de 674.938,97 m2, sendo apenas um terço reservado aos lotes.

Os cuidados

com a manutenção das áreas verdes começaram com o desenvol-vimento de um projeto urbanístico que respeita os grandes maciços vegetais e interfere somente nas áreas onde a vegetação é inexistente ou quando se encontra nos estágios pioneiro e inicial de regeneração. Todas as nascentes e áreas de preservação permanente (APP) foram integralmente preservadas e, nos pontos onde há degradação, serão recuperadas e enriquecidas com vegetação nativa. As matas em estágio médio de regeneração também foram preservadas e irão compor um parque municipal, com acesso pela Av. São Camilo, fruto do acordo firmado com a Prefeitura.

Todas as licenças ambientais, incluindo a licença de supressão de vegetação, foram obtidas junto ao DEPRN, e os serviços vêm sendo acompanhados por profissional habilitado. Dentro dos processos de licenciamento ambiental e aprovação do novo empreendimento, o projeto passa pelas análises da Secretaria do Meio Ambiente, do DEPRN e da CETESB, além da própria Prefeitura. Para facilitar o fluxo local de veículos, a AlphaVille Urbanismo duplicou a Av. São Camilo em toda a testada do empreendimento, com extensão aproximada de 850 m2. O empreendimento já foi aprovado na Prefeitura, aguarda finalização do processo junto ao cartório, por isso não há previsão para início das obras. O prazo de obra está estimado em 24 meses."

Novo condomínio na Estrada da Aldeia

Um condomínio vertical está em fase de pré-lançamento na Granja Viana, denominado Resort da Granja. O novo empreendimento será desenvolvido na Rua Poker, travessa da Estrada da Aldeia. De acordo com informações fornecidas pela Árbore Engenharia,empresa responsável, o novo condomínio já tem aprovação concedida pela Prefeitura de Cotia e está aguardando o registro no cartório de imóveis para ser comercializado. Tentamos obter maiores informações com a empresa responsável, mas não obtivemos resposta.

Por: Thaïs Roji e Eliane Santos/Jornal D"aqui
Fotos: Ligia Vargas/Jornal D"aqui



Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR