TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Novo delegado fala A segurança tem sido um dos temas que mais tem afligido o granjeiro.

23/10/2014








A segurança tem sido um dos temas que mais tem afligido o granjeiro. A onda de assaltos e furtos na região parece ter aumentado. Para se ter uma ideia, em apenas dois meses, recebemos quase dez reclamações sobre o assunto. Por que isso tem acontecido? Quais soluções podemos esperar da Delegacia da Granja Viana? O Site da Granja conversou com o novo delegado do distrito, Claudio Alexandre Rosário, que assumiu a cadeira há uma semana, para saber o que tem sido feito para a minimização destes problemas no bairro. Veja o que ele respondeu.

Site da Granja: Dr. Claudio, recebemos muitos e-mails e telefonemas de nossos leitores reportando situações de assaltos e roubos em condomínios ou em suas proximidades. No Jardim Semíramis, bairro atrás do The Square, por exemplo, quatro moradores tiveram problemas. As principais vias-alvo são a Estrada Velha de Sorocaba, as ruas Damasco, Peloponeso e Jerusalém...

Claudio Rosário: Existem alguns fatores importantes. A Granja Viana é segura, o problema é que ela esta ficando superpopulosa e cada vez mais visitada por pessoas de outros bairros e cidades. Isso se dá por conta dos novos comércios e órgãos que tem vindo para cá. O que é preciso fazer é tomar alguns cuidados, tais como: antes de sair ou chegar em casa, verificar se há alguma movimentação estranha, carros incomuns ou pessoas desconhecidas próximas à sua residência; não ficar estacionado em locais muito desertos; acionar o vigia de rua, a polícia militar ou a guarda municipal sempre que se sentir inseguro para lhe acompanhar.

Site da Granja: Assaltos em condomínios da região tem se tornado cada vez mais frequentes... Por que?

Dr. Claudio Rosário: Os condomínios oferecem uma falsa sensação de segurança. É preciso tomar alguns cuidados tanto para a contração especializada de porteiros quanto a de empregados domésticos. Muitos condomínios contratam pessoas despreparadas ou oferecem sistemas frágeis de controle de entrada e saída de pessoas e veículos. Outro ponto importante refere-se aos empregados domésticos. Muitas vezes, mesmo sem a intenção, eles acabam comentando sobre a rotina de seus patrões, se eles têm valores altos guardados em casa, quais são os objetos pessoais, como joias, eletroeletrônicos, etc... Uma pessoa mal intencionada ao ouvir isso, pode planejar um assalto com mais facilidade. Por isso, se você tem empregados, preserve sua privacidade.

Site da Granja: A Granja Viana possui muitos bancos. Segundo a assessoria de imprensa da Caixa Econômica Federal, em menos de um ano, seus caixas foram explodidos duas vezes. Isso sem falar nos famosos assaltos de “saidinha de banco”. Nestes dois casos, de quem é a responsabilidade?

Claudio Rosário: As instituições financeiras fizeram uma revolução em seus métodos de trabalho. Reduziram em 70% a 80% seu pessoal e aumentaram seus lucros. As pessoas passaram a trabalhar para o banco, sem perceber. É você que paga conta, que deposita, que transfere valores. No primeiro caso, o problema é que os bancos não têm investido em uma segurança interna. Faltam profissionais. No segundo caso, vale a prudência das pessoas. Ir ao caixa eletrônico sozinho a noite é um erro, assim como sacar valores e o manusear fora do estabelecimento. Roubo de banco assusta a população, mas as maiores ocorrências na região é o estelionato. Cuidado com quem se oferece para te ajudar no caixa eletrônico, pode ser um mal intencionado”. Por que, sinceramente, os bancos não estão preocupados com este tipo de segurança.

Site da Granja: Fomos reportados de um assalto dentro do estacionamento do supermercado Pão de Açúcar. Neste caso, como proceder?

Claudio Rosário: Todo dano causado ao veículo é de responsabilidade do supermercado, mesmo que este não informe. A pessoa deve procurar o responsável imediatamente e fazer um boletim de ocorrência para o reembolso do prejuízo.

Site da Granja: Quais ações o 2° Distrito da Granja tem feito para minimizar a violência na região?

Claudio Rosário: Mensalmente nossos policiais realizam uma ação nomeada “Operação de Saturação”. Nela, montamos uma barricada para a abordagem de veículos suspeitos, fazemos a verificação dos chamados do Disk Denúncia, realizamos o cumprimento dos mandatos de prisão, além das ações cotidianas.

Site da Granja: O que espera da Segurança Pública?

Claudio Rosário: Nossa esperança é que no futuro aumente-se a oferta de emprego, havendo mais há menor índice de criminalidade. Quanto melhor a educação, menos delinquência vai haver. Não é que a polícia seja ruim, as cadeias estão cheias, mas nosso sistema prisional não funciona bem e não recupera ninguém.

VOCÊ SABIA?

Com o registro do boletim de ocorrência, a Secretaria Municipal de Segurança, através do Setor de Planejamento e Inteligência, elabora a “mancha criminal” e identifica o horário, local e crimes que mais acontecem na cidade. A Guarda Civil Municipal está à disposição da população através dos telefones 4616-2835 ou 153 e trabalha incansavelmente para garantir mais segurança e bem estar aos munícipes.


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR