Fone: (11) 4617-3641 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco            
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui
Voltar

12/12/2012

Notícia - No forno

Por Karen Gimenez Quem passa pelo número 348 da movimentada Avenida João Paulo Ablas, no Jardim da Glória, dificilmente percebe que por trás de um discreto portão existe um acervo artístico em cerâmica.


Por Karen Gimenez

Quem passa pelo número 348 da movimentada Avenida João Paulo Ablas, no Jardim da Glória, dificilmente percebe que por trás de um discreto portão existe um acervo artístico em cerâmica. É o atelier de Shoko Suzuki, artista plástica granjeira, de renome internacional. Já participou de exposições no Masp (Museu de Arte de São Paulo), na Europa e até no Japão.

Aos 83 anos, Shoko começou seu trabalho no Japão, onde viveu os horrores da guerra. Viu sua aldeia ser destruída por um bombardeio e perdeu a mãe ainda cedo. Foi nessa época que teve os primeiros contatos com a cerâmica, arte tradicionalmente masculina em seu país e na qual ousou ingressar. Em plenos escombros da guerra, ela viu um homem desenterrando peças de cerâmica que havia protegido das bombas e se interessou pela produção.

Veio para o Brasil nos anos 1960 com o marido, após ver um documentário sobre o País, mais especificamente sobre Brasília. Montou seu ateliê em Cotia em 1966 - quando a região era pouquíssimo habitada - e começou a trabalhar com argila retirada do próprio sítio. Suas peças rústicas têm formas arredondadas - marca registrada da artista - são feitas em um tradicional forno "noborigana, construído em barro com uma técnica tradicional japonesa. Esse forno com câmaras que permitem a queima de mais de 10 peças de uma única vez foi montado manualmente por ela e pelo marido, Yukio Suzuki, já falecido. A pintura das peças vem de uma tinta feita em casa com folhas de eucalipto e araucária, recolhidas no quintal.

Suas tradicionais "fornadas" de cerâmica atraem clientes de diversos locais, bem como profissionais de arquitetura e decoração. Na época do Natal, Shoko prepara peças especiais que fazem parte da "Fornada Natalina", cuja produção estará exposta em seu ateliê nos dias 15 e 16 de dezembro.


Fornada Natalina de Shoko Suzuki
Dias: 15 e 16 de dezembro
Horário: das 9 às 18 horas
Local: Espaço Shoko Suzuki - Av. João Paulo Ablas, 348 - Jardim da Glória - Cotia
Informações: 4702 3505 ou Cel: 9 6492 6350








 

Pesquisar

























© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 96948-3326 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR