Fone: (11) 4617-3641 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco            
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui
Voltar

15/10/2012

Notícia - Nasce a Praça

Por: Karen GimenezFotos: Ligia VargasDepois de meses de trabalho envolvendo a comunidade, o poder público, as empresas da região, organizações do Terceiro Setor e as escolas do bairro, foi entregue aos moradores, no dia 12 de outubro, a Praça Quintal das Árvores, no Parque São George.


Por: Karen Gimenez
Fotos: Ligia Vargas

Depois de meses de trabalho envolvendo a comunidade, o poder público, as empresas da região, organizações do Terceiro Setor e as escolas do bairro, foi entregue aos moradores, no dia 12 de outubro, a Praça Quintal das Árvores, no Parque São George. Arborizada, com brinquedos e equipamentos, o espaço é mais uma opção de lazer para a comunidade. O projeto é uma realização do Transition Towns Granja viana (TGV), do Site da Granja, com o apoio da LAO Engenharia, entre outras empresas.

O evento aconteceu juntamente com a já tradicional festa do Parque São George. As crianças se divertiram com os brinquedos, bem como com a feira de trocas, AUescambAU, promovida pelo TGV. A criança trazia um brinquedo ou outro objeto que não quisesse mais usar e podia trocar por algo que lhe interessasse.

Para Marina Cândido de Paula, organizadora da festa anual das crianças do Parque São George, as melhorias realizadas vão contribuir com a mudança de comportamento das pessoas em relação ao bairro. "A reforma foi tudo de bom. É o resultado de muita luta, pois era um local pouco cuidado. As pessoas colocavam cavalos na praça, que sujavam tudo, impedindo que a área fosse usada para lazer com tranqüilidade."

Segundo ela, os moradores estão empolgados com o novo visual e com os equipamentos e estão se comprometendo a preservar. Queremos manter esse espírito. Tanto que, no próximo sábado, dia 20, vamos fazer uma atividade com as crianças focando justamente em conservar, em não jogar lixo etc. Vamos, inclusive, pintar os mourões com a criançada", explica Marina.

Animação até debaixo d´água

Nem a chuva que caiu no meio da tarde estragou a programação, que começou ao meio-dia e se estendeu a até por volta de cinco horas. Um dos momentos em que a integração da comunidade ficou bastante evidente foi quando as primeiras gotas de chuva começaram a cair. Em cerca de dez minutos, de uma maneira espontânea, as pessoas se organizaram voluntariamente e transportaram toda a estrutura da festa para dentro de do ginásio de esportes que fica ao lado da praça. Teatro, brinquedos infláveis, entre outros itens que faziam parte da festa, dando continuidade à comemoração em local coberto. A peça - João e Maria - que agitou a criançada foi uma das últimas atividades do dia, oferecida pela SELVA.

O trabalho começou em março. Por meio do projeto Mão na Massa, foi organizada a Hora do Planeta, evento que captou recursos para a reforma, com a participação de 50 restaurantes da região. Com apoio dos moradores do Parque São George, da Regional Granja Viana e de algumas empresas (veja a relação de patrocinadores), as ações da reforma começaram.

Paralelamente, o Transition Granja Viana e Site da Granja - responsáveis pelo Mão na Massa - desenvolveram uma atividade nas escolas locais, com o resgate histórico da região e um concurso para a escolha do nome da Praça, divulgado pelo Site da Granja. O trabalho chamou a atenção da mídia nacional e foi tema de reportagem da rádio CBN. Ouça:

Veja quem ajudou a reconstruir a praça: Transition Towns Granja Viana (TGV); Site da Granja; SELVA; Lao Engenharia; SCM Condominiuns; Heloísa Antunes; Telas Chiló expositores da Ecofeira (doação de mudas); Papelaria e Bazar Portobello; Bazar das Velas, Subprefeitura da Granja Viana; Associação do Moradores do Parque São George; Ciagraph, Granjeiros Imobiliária, The Square, Shopping Granja Vianna, Felix Office

Apoio de mídia: Site da Granja; Jornal d"aqui, Revista Circuito, Jornal + Conteúdo, Cotiatododia, Portal Viva, Granja News, Revista Viva São Paulo. Radiogranja.com.

Restaurantes que participaram da Hora do Planeta: A Quinta do Bacalhau, A Tal da Pizza, Affresco Spazio Gastronômico, Bandeira Bar e Cozinha, Bar do Alemão, Barqueta, Batutto, Cabaña Del Assado, Campana Pizzaria, Chez Maria Zé Felix, Cozinha Santo Antonio, Emília Romagna, Feira do Pastel, Felix Bistrot, Flávia Greco, Fran"s Café, Gramado Grill, Granjinha Restaurante, Hiro Restaurante Japonês, Koizan, La Bodega Mexicana , Laus Beer, Madai, Milk & Mellow, O Posto, O Zé Temaki, Pizzaria Basílica, Pça Alimentação Shop. Granja Vianna, Pça Alimentação The Square, Prainha Paulista, Restaurante Ávila, Restaurante do Ney, Restaurante Don Camillo, Restaurante Donna Anna, Restaurante Suez, Ristorante e Canto, Sagrado Vino, Salad Creations, San Gabriel, Santo Mouro, Tantra, Totti Pizza e Xin Hua.

Acompanhe o histórico da revitalização:
Vamos batizar a Praça?

Transition inicia ciclo de palestras em escolas

Projeto Mão na Massa e Hora do Planeta GV

Hora do Planeta: 3º. ano de sucesso!

O planeta à luz de velas

Hora do Planeta 31 de março - na Granja








 

Pesquisar

























© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 96948-3326 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR