Fone: (11) 4617-3641 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco            
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui
Voltar

10/06/2010

Notícia - Moradores da Vila Diva

Os moradores da Vila Diva conseguiram provar a todos que a união realmente faz a força.


Os moradores da Vila Diva conseguiram provar a todos que a união realmente faz a força. Os vizinhos se aliaram e realizaram uma parceria com a prefeitura de Carapicuiba, por intermédio de um vereador, para melhorar as condições das ruas que, por serem mal estruturadas, ficavam constantemente alagadas. As ruas Ferros, Ubá e Ouro Preto estão entre as mais prejudicadas.

A moradora Isabela Menezes contou que as ruas não possuíam captação de água fluvial, portanto, toda vez que chovia, se abriam enormes crateras no percurso, "moro há 7 anos no bairro e esse problema já é antigo, mas conforme as pessoas foram ocupando os terrenos, a situação foi piorando".

Um dos moradores conhecia o vereador Carlos Wanderlei Alves, que viu com seus próprios olhos o estado deplorável em que o bairro se encontrava e organizou uma reunião com o Secretário de Obras Joel e os representantes da Vila Diva, Leonardo e Isabela. Da reunião, saiu o acordo: os moradores arcariam com os custos das guias, sarjetas e tubos, e a prefeitura se comprometeria com o fornecimento da mão de obra, das máquinas e das bocas de lobo.

Esse acordo se deu em março/abril de 2009. A partir de então os vizinhos começaram a se mobilizar e acabaram criando uma amizade forte entre eles. Na época, cerca de 30 pessoas colaboraram, hoje esse número já aumentou para 50. Para exemplificar como era importante a participação unânime, a não colaboração de um único morador fez com que a tubulação tivesse que ser desviada e ampliada, causando um grande aumento no orçamento.

Cristina é moradora do bairro há 13 anos e ressaltou que, além do movimento criado pelos moradores, o acordo se tornou viável graças ao apoio da nova prefeitura. Foram feitas inúmeras solicitações à antiga prefeitura, que nunca tomou nenhuma providência.

Os homens da prefeitura estão trabalhando seis dias por semana desde junho de 2009. Mas as obras paralisaram no período de setembro a fevereiro deste ano devido às fortes chuvas, motivo pelo qual as mudanças ainda não foram concluídas.

Os tubos já foram instalados subterraneamente. A próxima etapa é a implementação das bocas de lobo, para que seja possível conduzir a água até o córrego.Os moradores estão planejando os próximos passos a serem seguidos após o término dessa etapa. Revestimento permeável, nova identificação das ruas e lixeiras de reciclagem fazem parte do projeto. Isabela contou que a ideia é deixar a Vila Diva mais charmosa e harmonizar as ruas com o paisagismo natural que já domina o bairro.


Marina Novaes
Fotos: Isabela Menezes e Lígia Vargas








 

Pesquisar





















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 96948-3326 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR