Fone: (11) 4617-3641 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco            
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui
Voltar

27/01/2010

Notícia - Lugar de bituca

A ponta de cigarro demora de 5 a 10 anos para se decompor.


A ponta de cigarro demora de 5 a 10 anos para se decompor. Os filtros de cigarros demoram cerca de 100 anos para se degradarem. Estatísticas comprovam que apenas 20 pontas de cigarros equivalem a 1 litro de esgoto. As pontas de cigarros acesas também podem ser responsáveis por queimadas e por matar animais que as ingerem, segundo o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente, o IBAMA.

Desde que a lei antifumo foi aprovada, há um grande número de pessoas fumando nas ruas que, por falta de cinzeiros, jogam suas bitucas no chão, entupindo os bueiros contribuindo para os alagamentos e enchentes em épocas de chuva.

Uma campanha para impedir que os fumantes joguem bitucas nas calçadas de São Paulo foi organizada em janeiro pelos bares e restaurantes da Vila Madalena.

Representados pela Ageac (Associação de Gastronomia, Entretenimento, Arte e Cultura) distribuíram aos clientes cinzeiros portáteis de plástico para guardar restos de cigarro, acompanhados de folhetos explicativos sobre os problemas que esse lixo tem causado para as ruas do bairro.

Soluções como essa para depositar as bitucas têm surgido pelo país afora.

Um casal lançou o porta-bituca artesanal, que segue na linha de outros semelhantes feitos de material PET, mas é finalizado com pinturas e artes criativas. Ele começou a ser vendido de bar em bar, mas nem todos aderiram a essa nova moda.

Agora, a dupla vende o porta-bituca pelo blog Porta Bituca - Salve o Planeta! e comercializa para donos de casas noturnas, que disponibilizam o cinzeirinho para os fumantes levarem para a rua e retornarem com as bitucas. Parece que está dando resultado.

Outra alternativa é o Ecosmoke. Ele comporta até 10 pontas de cigarro e, quando é fechado, não exala odor. Desenhado por designers e fumantes conscientes, o ecosmoke pode até ser personalizado, com o símbolo do time de futebol, ou mesmo com o logo de uma empresa, transformando essa ideia em um brinde e uma bandeira ecológica da corporação.

Desenvolvido pelos Recicleiros, o bota-bituca também está sendo adotado. Nele, é possível jogar os filtros de cigarro mesmo acesos e tampar. Como a vedação é total, o cheiro não sai e ele cabe dentro da bolsa ou até mesmo dentro do bolso da calça. No ano passado, o Bar Aurora e o Boteco Ferraz, em São Paulo, passaram a distribuir aos seus clientes Bota Bitucas personalizados com suas marcas.

É importante ter a consciência de que a lei anti-fumo surgiu para diminuir a poluição dos lugares fechados e aumentar o respeito com os não-fumantes, mas não é porque a rua é um espaço público, que ela pode ser usada como um lixão.

Lugar de bituca não é no asfalto.

Marina Novaes








 

Pesquisar





















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 96948-3326 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR