Fone: (11) 4617-3641 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco            
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui
Voltar

27/01/2011

Notícia - Lixo virado do avesso

Virar do avesso embalagens de produtos que iriam para o lixo e dar a elas um novo layout: essa é a proposta do projeto Virando do Avesso, que esteve presente na última edição da Ecofeira, realizada no dia 12 de dezembro.


Virar do avesso embalagens de produtos que iriam para o lixo e dar a elas um novo layout: essa é a proposta do projeto Virando do Avesso, que esteve presente na última edição da Ecofeira, realizada no dia 12 de dezembro. O projeto organiza oficinas de confecção de objetos feitos a partir do lixo, ensina empresas a lidar melhor com seus resíduos e participa de feiras e outros eventos de sustentabilidade (como a própria Ecofeira e feiras internacionais de reciclagem e sustentabilidade), junto com outros grupos de consciência ambiental.

Em entrevista concedida ao Site da Granja, a representante do grupo em São Paulo, Morgana Cruz, falou sobre a história, o objetivo e as atuações do projeto. Segundo Morgana, a proposta do projeto é promover o consumo consciente. Para isso, é preciso saber como reutilizar o lixo que jogamos fora todos os dias. E é justamente para isso que eles organizam as oficinas, que são abertas a qualquer um, não há limite de idade. Nelas, são confeccionados os mais variados objetos: caixas, enfeites e até jogos, a partir dos resíduos mais inusitados. Uma embalagem de gelatina pode virar um jogo de memória ou até uma sacola. Uma caixa de pizza, depois de "virada do avesso", vira um jogo da velha, ou de damas. "O lixo pode ser arte", diz Morgana. Segundo a representante, após "virar algo do avesso" fica-se com um sentimento de cidadania e sustentabilidade. Morgana finalizou nos convidando para uma reflexão: "Quanto lixo foi para o lixo?"

O projeto existe no Brasil todo, e participou das edições 2010 da FIBoPS - Feira Internacional para Intercâmbio das Boas Práticas Socioambientais, e da Fimais - Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade.

A Virando do Avesso tem parceria com o grupo Eco+, com o qual participou da FIBoPS 2010. Em 2011, as atividades serão administradas pelo Eco+, com apoio do Istituto Mais - Mais Atitude Instituto Socioambiental. A parceria conta com diversos profissionais, artistas e artesãos para as atividades, que incluem a atelier, oficinas, consultoria, palestras, gerenciamento de resíduos e a Ecoloja, onde os produtos confeccionados são comercializados.

Você sabia que o site da Virando do Avesso conta com um mural onde os internautas podem enviar suas práticas diárias em prol da sustentabilidade? No final de cada mês, um internauta é escolhido para receber uma sacola reciclada (Ecobag). Participe você também, vire do avesso sua criatividade!

Victor de Andrade Lopes








 

Pesquisar

























© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 96948-3326 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR