TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

I Encontro de Na terça-feira passada, dia 27 de abril, os granjeiros puderam prestigiar o I Encontro Gastronômico - Cores e Sabores de Cotia, no Teatro Assa.

29/04/2010








Na terça-feira passada, dia 27 de abril, os granjeiros puderam prestigiar o I Encontro Gastronômico - Cores e Sabores de Cotia, no Teatro Assa. Uma iniciativa promovida pela Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

A ação foi desenvolvida por Cristina Oka em parceria com os membros da Faculdade Mário Schenberg e Centro de Capacitação Profissional Casa do Moinho.

De acordo com Paul Gregson, professor da Faculdade Mário Schenberg, o encontro teve o objetivo de aproximar e incentivar os restaurantes a um crescimento sustentável, além de mostrar que há mão de obra qualificada na região. Paul resaltou que dos 170 convidados, 60 eram alunos ligados a área.

Diversos aspectos do negócio do segmento de restaurantes foram destacados por especialistas na área: tais como vigilância sanitária, mão de obra qualificada e atendimento, o forte pólo gastronômico que temos na Granja Viana, a falta de união dos restauranteiros da região...

O Secretário de Cultura e Turismo, Sérgio Folha, iniciou o debate afirmando que Cotia possui um dos melhores roteiros gastronômicos de São Paulo e fez um alerta "2014 está aí, e Cotia está sendo cotada como cidade sede para seleções da Copa do Mundo".

Os pontos críticos do setor gastronômico local ressaltados pela maioria dos convidados, Dr. Ilton Garcia, representante do Sindicato dos Bares, Hotéis e Restaurantes de São Paulo, vice-prefeito Moisezinho e José de Vasconcellos, representante da CIESP/FIESP, foram a competição ao invés da cooperação entre os profissionais da área, a escassez de eventos gastronômicos na cidade e a total falta de bom senso dos restaurantes da região, que vão até o CEAGESP comprar alimentos enquanto estes são produzidos em Cotia e região.

Convidado pelo professor Paul a subir no palco, Vinícius, do Restaurante Felix Bistrot, contou sobre a sua participação no evento que reuniu restaurantes de São Paulo, o Restaurant Week, "quadruplicou o meu público e trouxe bons resultados financeiros".

No final do evento houve uma degustação de produtos funcionais e orgânicos que estão sendo lançados no mercado, tais como: miojo natural sem conservantes, azeite enriquecido com folhas de oliveira, licor de folha de oliveira e cachaça envelhecida em barril de madeira de oliveira também.

O Restaurante Le Donne, localizado na Vargem Grande Paulista, ofereceu carpaccio de alcachofra para degustação.

Celso Portella, da Grand Reserva , comandou a degustação de vinhos, "a gastronomia da região é muito boa, mas precisa de muita divulgação".

Os convidados degustaram mini pãozinho e patê com biomassa de banana da Vale Mais e carpaccio de avestruz da Nutritruz.

A Native divulgou o lançamento do sucos de soja de laranja e maracujá.


Marina Novaes
Fotos: Lígia Vargas




Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR