TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Estiagem requer consumo consciente Desde abril recebendo águas do novo Sistema São Lourenço de Abastecimento da Sabesp (em pré-operação), Cotia e Carapicuíba ainda estão com abastecimento normal

20/08/2018


Por Mônica Krausz

Desde abril recebendo águas do novo Sistema São Lourenço de Abastecimento da Sabesp (em pré-operação), Cotia e Carapicuíba ainda estão com abastecimento normal segundo informou a Sabesp ao Site da Granja neste dia 19/07. Maior obra de saneamento dos últimos anos no Brasil e a principal entregue pela Sabesp em 2018, o Sistema São Lourenço traz água nova para a Região Metropolitana de São Paulo, abastecendo, além de Cotia e Carapicuíba, os municípios de Barueri, Itapevi, Jandira, Osasco, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista. Ou seja, hoje essas cidades têm mais água à disposição dos moradores. 


Vale destacar ainda que Cotia e Carapicuíba também recebem água dos Sistemas Cantareira, Alto Cotia e da Estação de Tratamento de Água (ETA) Jardim Japão e que a Sabesp possui um sistema flex e integrado para o abastecimento da Grande São Paulo, que permite que um manancial atenda regiões abastecidas por outro em caso de necessidade. Por isso não falta água na região.


Segundo a nota da Sabesp, isso só foi possível graças às obras realizadas pela companhia durante a crise hídrica, tornando o sistema existente mais robusto, com mais interligações e maior capacidade de tratamento de água. Mesmo assim, a companhia sempre destaca a importância do consumo consciente da água por parte da população, evitando o desperdício, especialmente neste período de estiagem. De acordo com dados da Climatempo, só deve chover na região – e muito pouco – no dia 25/07!


Acessando o site https://www.nivelaguasaopaulo.com, atualizado diariamente, encontra-se a informação de que nos últimos meses o nível dos mananciais do Estado de São Paulo vem caindo. No que se refere ao Sistema Alto Cotia, para se ter uma ideia, o nível de água que vem dos rios Capivari e Cotia do Peixe, ainda era considerado bom até o fechamento desta matéria no dia 19/07, com 62,5% de sua capacidade, mas nos últimos 30 dias perdeu 10,90% da sua capacidade máxima, o que corresponde a 180 milhões de litros, equivalentes a 8.993 caminhões pipa de 20.000 litros!


De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene). No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia o que ainda demonstra baixo nível de consciência em relação a este bem raro que é a água em muitos pontos do nosso planeta! Um pouco mais da metade da água utilizada no Estado é gasta no banheiro, em banhos, descargas ou outras utilizações que poderiam ser muito reduzidas. Para poupar nossos recursos hídricos é fundamental economizar e adotar novos hábitos. Veja aqui algumas dicas: 

No banho: O banho deve ser rápido. Cinco minutos são suficientes para higienizar o corpo. A economia é ainda maior se, ao se ensaboar, você fechar o registro.

Ao escovar os dentes: Se uma pessoa escova os dentes em 5 minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água. No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros de água.

Na Cozinha: Antes de lavar a louça, deve-se limpar os restos de comida dos pratos e panelas primeiramente com papel e, se necessário, com esponja e sabão. Somente depois deve-se abrir a torneira para lava-los.


Veja outras dicas em http://site.sabesp.com.br/


Foto: Pixabay Images


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR