Fone: (11) 4617-3641 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco            
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui
Voltar

16/09/2015

Notícia - Essas chuvas

fiogf49gjkf0dCom as chuvas da última semana, o nível do sistema do Alto Cotia subiu, passando de 52,3% para 60,8%.


fiogf49gjkf0d

Com as chuvas da última semana, o nível do sistema do Alto Cotia subiu, passando de 52,3% para 60,8%. Mas isso não quer dizer que a economia de água acabou. O Sistema Cantareira, que também abastece a região da Granja Viana, ainda está em estado de alerta.

De acordo com o Consórcio PCJ, formado pelos municípios onde estão as bacias do Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), principais fontes de abastecimento do sistema Cantareira, ainda que tenham melhorado as vazões dos rios que enfrentam estiagem dos últimos dois anos, as chuvas foram insuficientes para a recarga do lençol freático.

"Um cenário forte de precipitação durante todo o ano é quase impossível de ocorrer, o que pode fazer com que os reservatórios do Sistema Cantareira passem ainda alguns anos operando em volumes críticos", afirmou José Cezar Saad, coordenador de projetos do consórcio, em entrevista à Agência Estado.

Em sua página na internet, o consórcio também alertou que as bacias do PCJ continuam em situação de escassez hídrica. "Fortes chuvas causam estragos nas cidades e problemas de alagamentos por causa da ineficiente drenagem urbana, elevam de forma deliberada as vazões dos rios, mas não recarregam o lençol freático, espécie de rios subterrâneos que alimentam rios e nascentes, na mesma intensidade", informa a nota. Apenas um terço da água que cai no solo é efetivamente absorvido pelo lenço freático, segundo levantamento do PCJ.

É importante que chova na região, mas devemos continuar economizando água. A crise hídrica ainda vai demorar algum tempo para passar e depende de cada um de nós fazer a nossa parte!










 

Pesquisar





















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 96948-3326 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR