TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Época de Pitanga As duas, usando dessa estratégia, uma colhia, a outra vigiava, passaram a furtar rosas com freqüência.

01/11/2011










As duas, usando dessa estratégia, uma colhia, a outra vigiava, passaram a furtar rosas com freqüência. Além de rosas, furtavam também pitangas. "Ladrão de rosas e pitangas têm cem anos de perdão. As pitangas, por exemplo, são elas mesmas que pedem pra ser colhidas, em vez de amadurecer e morrer no galho, virgens."
- Cem anos de perdão (Conto da obra Felicidade clandestina), de Clarice Lispector

Pitanga, o símbolo do desejo, o fruto da sensualidade, da passagem da menina para moça , seu nome vem do Tupi Guarani , "pi"tana", vermelho.

A Pitangueira é originária da Mata Atlântica. Multiplica-se fácilmente por sementes; ao redor de uma pitangueira sempre encontramos muitas mudas, que brotam pelos frutos maduros que caem na terra. Para se garantir bons frutos é preciso sol, luz direta e terra rica em composto orgânico, além das regas, que na época da florada e frutificação devem ser frequentes.

Prefere viver plantada diretamente no solo, mas se adapta a vasos, desde de que sejam externos ou de varandas ensolaradas. Dê preferência a mudas que já foram plantadas nos vasos, as que foram tiradas do chão, para seu vaso.

Quando for plantar, muito cuidado para não desmantelar o torrão. Se estiver em latas ou vasos, rompa a embalagem, mas não puxe a planta. Fazendo assim, você diminui o stress do replante que ela sofre. Para o plantio em vasos, faça uma camada de pedras para o dreno da água, e prepare a "cama" para repousar a pitangueira. Essa cama pode ser uma mistura de terra vegetal e humus de minhoca, na proporção de 3/2. Coloque a planta delicadamende e preencha o vaso com essa mistura. Regue e observe que a planta vai se acomodando e o nivel de terra abaixa. Vá preenchendo dia a dia, até que se estabilize. Esse processo pode durar até um mês. Uma vez por ano, acrescente composto orgânico, ou o humus de minhoca para enriquecer o solo, de preferência no início da florada, que ocorre no fim do Inverno.

Da mesma forma, você pode fazer no seu jardim. Cave uma cova (buraco) com um palmo de cada lado maior que o torrão da planta. Faça uma boa cama com a mistura de terra e humus. Neste caso, regue a cova antes de colocar a muda para a terra se misturar ao seu composto. Depois, coloque a Pitangueira e preencha a cova.

Não devemos chorar por água derramada.....mas talvez por pitangas não plantadas....Se tivéssemos plantado agora, estaríamos começando a colher a primeira leva dos deliciosos frutos. Com certeza estaríaos nos refastelando junto aos pássaros das redondezas....

Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmm...........
Regina Bittencourt
Regina Bittencourt se apresenta como jardineira. Gosta de estar sempre perto das plantas , descobrir seus segredos e a melhor maneira de cuidá-las. Trabalha na Granja há 18 anos.



Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR