TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Doenças respiratórias do Inverno Chegou o inverno e pronto: narizinho escorrendo daqui, tossezinha de lá, peito chiando, uma moleza esquisita, talvez uma febre e até falta de ar, são alguns dos sintomas que começam surgir aqui e ali nas casas onde há crianças pequenas,

31/08/2018


Chegou o inverno e pronto: narizinho escorrendo daqui, tossezinha de lá, peito chiando, uma moleza esquisita, talvez uma febre e até falta de ar, são alguns dos sintomas que começam surgir aqui e ali nas casas onde há crianças pequenas, também nas creches, na educação infantil e, claro, nos consultórios pediátricos. O Site da Granja conversou com a pediatra Mariana Marques Dealis Rocha, da MedSatis – Medicina Integral e traz dicas importantes para prevenir as doenças do inverno, identificá-las e buscar o auxílio necessário.


Segundo ela, as principais ocorrências nesta época são as doenças de Infecção das Vias Aéreas Superiores (IVAS) como o resfriado comum e as bronquiolites, causadas por diversos vírus, mas principalmente pelo Sincicilial Respiratório.  “Em um resfriado comum a criança tem um pouquinho de tosse e coriza, mas não tem chiado no pulmão”, explica a pediatra. O chiado no peito já é um sinal de que a criança pode estar com uma bronquiolite.


De acordo com a doutora, a bronquiolite  causa uma inflamação no pulmão que dificulta a respiração e por isso provoca tosse, cansaço e falta de ar. “É uma doença grave, principalmente em menores de seis meses porque pode evoluir para uma pneumonia e facilitar a entrada de outros agentes nocivos no organismo da criança.”


Diagnosticada a bronquiolite, o tratamento pode ser realizado com inalações em casa ou em casos mais complicados com inalação em oxigênio hospitalar.


Prevenção:


  • Evite lugares fechados, com muita aglomeração de gente.
  • Evite o contato com pessoas resfriadas
  • Sempre lave as mãos antes do contato com o bebê e lembre as visitas para fazer o mesmo.
  • Fazer visitas preventivas ao pediatra para evitar pronto-socorros, onde o número de crianças infectadas é sempre maior. Pronto-socorro é só para urgências!
  • Os pediatras evitam marcar muitas crianças no mesmo horário, mas se o consultório estiver cheio, solicite uma estimativa de espera e saia uma pouco com a criança para evitar tanto contato com as outras.
  • Mantenha a criança bem hidratada oferecendo água, chás e sucos com frequência.
  • Faça lavagens nasais com soro fisiológico.
  • Umidifique o ambiente do quarto da criança com um umidificador de ar ou uma bacia com água.
  • Não leve a criança para a creche ou escola se ela não estiver bem.


 


Importante!


 


Nos primeiros seis meses é muito importante que a criança seja alimentada exclusivamente pela amamentação se possível. O leite materno é o melhor alimento para ela e transporta diversos anticorpos da mãe para o bebê protegendo-o contra muitas doenças!


 


Por que essas doenças ocorrem mais no inverno?


Essas doenças ocorrem mais nesta época em função do tempo seco e das mudanças bruscas de temperatura. “No frio as pessoas tendem a ficar mais dentro dos ambientes, mais aglomeradas e por isso têm contato com o vírus com mais facilidade”, lembra a Dra. Mariana.


Além disso, quando a umidade do ar diminui muito, a produção de muco pelas mucosas também diminui e isso deixa o organismo mais frágil, mais suscetível ao ataque de agentes externos nocivos como vírus, bactérias e partículas alergênicas como a poeira que fica suspensa no ar.


Dra.Mariana Marques Dealis Rocha
CRM/SP 149996 
Médica formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Pediatra formada pelo Hospital Municipal Dr. Mario Gatti.
Cardiologista Pediatra formada pelo Instituto do Coração INCOR/HC FMUSP 
MedSatis – Medicina Integral 
Especialistas em Pediatria, Cardiologia Infantil, Medicina do Esporte e Medicina Antroposófica 
Tel.: 2898-6095/ 99230-7005
ROD. RAPOSO TAVARES KM 22 - COTIA - SP 
THE SQUARE OPEN MALL - BLOCO F - SALA 2
medsatis.com.br




Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR