TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Dia certo para montar a árvore é 30/11 A tradição vem desde o início do século 16, na Alemanha.

25/11/2013








A tradição vem desde o início do século 16, na Alemanha. Logo em seguida foi levada para a América e se espalhou pelo mundo inteiro, nas casas de tradição cristã. No Brasil a árvore de Natal está presente em quase todas as casas, tanto pela grande maioria dos brasileiros ser cristã quanto pela tradição cultural e por que não dizer, pela influência comercial.
 

A árvore enfeita as casas por certa de um mês. Boa parte da população sabe que o dia  Mas e para montar, será que há data certa? Sim, é dia 30 de novembro, que este ano cairá no sábado. recomendado para que ela seja desmontada é 6 de janeiro, o chamado Dia dos Reis Magos.

Além do Natal em si as árvores enfeitadas significam vida. Lembrando que a tradição vem do Hemisfério Norte, quando agora é inverno e as matas ficam cobertas pela neve. Uma árvore frondosa e colorida mostra a vida resistindo à rigidez daquela estação.

Início do advento

A escolha de 30 de novembro para a montagem da árvore está relacionada a um fenômeno católico chamado Advento, que começaria nessa data intensificando-se até 17 de dezembro. 

Segundo especialistas a árvore não deve ser montada toda de uma vez. O processo deve ser feito aos poucos durante as quatro semanas do advento sendo que a maior quantidade de enfeites deve ser colocada na última semana, próximo do dia 17.

O presépio também deve ser montado aos poucos paralelamente com a árvore. Primeiramente a gruta, depois os animais, os pastores deixando Maria, José e o Menino Jesus para serem acrescentados alguns dias antes do Natal, também próximo ao dia 17. A presença do presépio nas festas, segundo a Igreja Católica, teria partido de São Francisco de Assis para lembrar a simplicidade e as dificuldades do nascimento de Jesus em um momento de fartura e abundância que é a época das festas. Daí a recomendação de envolver as crianças no processo. Recomenda-se ainda não sofisticar o presépio com luzes e enfeites.

O Advento, fenômeno católico que orienta o calendário, é um período para os cristãos de preparação e expectativa para a vinda de Jesus. Esse período que vai de 30 de novembro a 24 de dezembro, também é voltado para a purificação e arrependimento dos pecados. Na tradução literal significa vinda ou chegada, fundação ou criação. A cor que o simboliza é o roxo.
Hoje coloca-se de tudo na árvore de Natal. São as mais variadas decorações pensando principalmente em seu contexto social. No contexto social a árvore indica tudo que desejamos – fartura, prosperidade. Então quanto mais cheias de enfeita melhor, é o que acreditam alguns. O que não costuma faltar, a estrela no alto também tem um significado. A estrela simboliza a luz que guiou os Reis Magos até onde estava o menino Jesus.

Cuidados na montagem

Além da alegria de envolver a família e, principalmente, as crianças, a montagem da árvore precisa de alguns cuidados. O primeiro deles é que ela esteja sobre uma base segura, que não a deixe virar sobre alguma pessoa. Árvores artificiais que costumam ser mais leves e não ficam dentro de vasos devem ser colocadas longe de locais em que haja muito vento, também para não cair.

Ao envolver as crianças, cuidado com enfeites que possam machucar, principalmente bolas de Natal. Prefira aquelas que não quebram. Atenção também a enfeites ponteagudos.

Árvore enfeitada desperta curiosidade principalmente de crianças pequenas e animais de estimação. Cuidado com os estímulos que possam fazer tanto a criança quanto o animal querem puxar os enfeites e acabarem se machucando.

Tanto nas árvores quanto no jardim, as luzes também estão muito presentes no Natal. Nesse momento, cuidado na hora da compra. A economia pode sair caro. As luzes adquiridas devem ser sempre certificadas pelo Inmetro para garantir segurança. Atenção a produtos muito baratos ou originários de camelôs. Procure sempre o selo de segurança e aprovação para evitar riscos de choques e até de incêndios




Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR