TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Cristiane Kaulich ensina Você sabia que pequenos transtornos de comportamento (como timidez, autismo leve, hiperatividade, entre outros) são receptivos a tratamentos psicopedagógicos? Pois essa é a proposta de Cristiane Lopes Kaulich, psicopedagoga e psicomotricista, que desenvolve aqui na Granja um trabalho alternativo para tratar crianças e pré-adolescentes que sofrem desses distúrbios.

27/10/2011








Você sabia que pequenos transtornos de comportamento (como timidez, autismo leve, hiperatividade, entre outros) são receptivos a tratamentos psicopedagógicos? Pois essa é a proposta de Cristiane Lopes Kaulich, psicopedagoga e psicomotricista, que desenvolve aqui na Granja um trabalho alternativo para tratar crianças e pré-adolescentes que sofrem desses distúrbios.

A reportagem do Site da Granja esteve no simpático consultório da Cristiane, num condomínio tranqüilo e arborizado da Granja, para saber mais sobre o seu trabalho. Utilizar a natureza para auxiliar o aprendizado de crianças com alterações no desenvolvimento neuropsicomotor é sua principal proposta, que desenvolve durante as férias escolares duas diferentes atividades em acampamentos.

Uma delas acontece em janeiro no Acampamento da Figueira, em Patrocínio Paulista, interior do estado. Cristiane mantém a Fazenda Santa Cecília, que pertence à sua família desde a época de seu tataravô. "Pretendo continuar a tradição e passar não só a fazenda como também esse trabalho para as minhas filhas e sobrinhas, que já participam de alguns acampamentos", diz ela. A fazenda tem uma reserva ecológica de mata atlântica. O ambiente rural e ao mesmo tempo selvagem é útil para a realização de atividades como trilhas, ordenhas, passeios de barco, brincadeiras ao ar livre etc. Tudo isso para se contrapor ao ambiente urbano, onde o espaço é altamente restrito, as atividades são repetitivas e a convivência é isolada.

Um dos pilares desse sistema de aprendizado é o ensinamento de "processos seqüenciados", em detrimento aos fragmentados. Por exemplo, enquanto crianças em ambientes urbanos simplesmente compram o queijo pronto, no acampamento elas aprendem a fazer o queijo, desde a ordenha da vaca até a fabricação do laticínio. Para se fazer uma fogueira, as crianças coletam gravetos até acumular o suficiente para o fogo. "Aqui, nós preferimos estimular a cooperação em vez da competitividade. Portanto, o que importa no caso da fogueira é: "Temos gravetos suficientes", e não "quem pegou mais gravetos?", diz a psicopedagoga.

O outro trabalho, que também visa a integração com a natureza, é o Ecoacampamento, que já ocorreu em vários locais diferentes pelo Brasil afora: Pantanal, Manaus etc. Focado em adolescentes a partir de 13 anos, o trabalho também funciona com o conceito da psicomotricidade ecológica, com atividades ao ar livre como rafting, caminhadas etc. Em janeiro de 2012, o acampamento será realizado na Chapada Diamantina!

Ultimamente, Cristiane tem concedido palestras em outros países para exportar o sistema: "queremos mostrar que o sistema pode ser adaptado a cada cultura e aplicado em crianças como as que eu trabalho", diz ela.

Serviço
Cristiane Lopes Kaulich - Psicopedagoga e psicomotricista
Contato: 4702-3348 ou crislk@terra.com.br

Victor de Andrade Lopes
Foto da Cristiane: Ligia Vargas
Fotos dos acampamentos: Cortesia da psicopedagoga


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR