TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Cotia pode decretar É provável que a prefeitura de Cotia decrete estado de alerta nos próximos dias.

22/01/2010








É provável que a prefeitura de Cotia decrete estado de alerta nos próximos dias. Em apenas dois dias choveu mais do que o esperado em todo o mês de janeiro. Foram 133 mm nas noites de terça e quarta. A média no mês seria de 100 mm.

A previsão é de que chova até a próxima terça-feira. A prefeitura e a Defesa Civil estarão de plantão 24h. As emergências podem ser comunicadas pelo telefone: 199.

As equipes da prefeitura de Cotia estão percorrendo a cidade para apoiar as famílias que residem em áreas de risco. As fortes chuvas dos últimos dias elevaram a vazão de águas de toda bacia do Rio Cotia, causando vários pontos de transbordamento.

Os alagamentos são causados pelo temporal. Segundo José Rafael Miguel, da Defesa Civil, a vazão das águas da represa da Graça (conhecida como Barraginha) está muito acima do normal. "Na terça-feira, a vazão da barraginha era de 3.600 litros por segundo (l/s). Na terça choveu 64 mm, ontem choveu 53 mm e isso fez com que a vazão desta quinta-feira registrasse 12.500 litros por segundo, ou seja, quase quatro vezes mais que anteontem", explicou. Normalmente, a vazão da represa é de 2.800 l/s.

No final da tarde de quarta-feira (20/1), as Secretarias de Saúde e Assistência e Desenvolvimento Social montaram uma base na creche do Jardim Panorama para apoiar os moradores com colchões, alimentação, suporte social e médico. Três moradores dormiram no local porque não conseguiram chegar às suas casas. "Graças à ação integrada dos funcionários da prefeitura, a situação no bairro está controlada e não há vítimas", disse Rafael.

A situação mais grave atinge os moradores da Rua da Conquista. Segundo o chefe da Defesa Civil, a comporta de vazão de uma lagoa próxima à rua foi obstruída por vegetação, causando transbordamento. O volume das águas somou-se à chuva e inundou diversas casas que estão às margens do Rio Cotia.

Às 10h desta manhã a situação já estava estável, mas as casas continuavam correndo risco de desabamento. A Secretaria de Habitação notificou todos os moradores da Rua da Conquista para que deixem suas casas. "Já alertamos os moradores e estamos dando todo apoio para que eles sejam levados para a creche ou para casas de parentes", enfatizou o engenheiro José Benvindo.

Uma das casas da rua foi assoreada e corre risco iminente de desabamento, por isso, a família já foi retirada. "Já levamos as crianças para a casa de um parente no CDHU e a dona da casa está retirando os pertences para abandonar o imóvel. Estamos tomando todos os cuidados com essas famílias, pois a chuva comprometeu as casas construídas irregularmente às margens do rio", informou a Defesa Civil.

Desde a madrugada de quinta-feira (21/01), técnicos das Secretarias de Obras, Meio Ambiente e Habitação estão trabalhando no local.

A pedido da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito interditou às 11h desta manhã a Rua da Conquista e a ponte que liga o Jardim Sandra ao Jardim Panorama, por estarem oferecendo risco aos pedestres e motoristas.


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR