TELEFONE E WHATSAPP 96948-3326 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco            
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui
Voltar

16/09/2013

Consórcio reúne municípios da ZO

No início de setembro foi criado o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo, que reune os municípios de Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus.


No início de setembro foi criado o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo, que reune os municípios de Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus.

O sete municípios reunidos correspondem a 4,15% da população do Estado e 2,07% do PIB do Brasil. O grupo será um dos maiores consórcios do país, superado apenas pelo Consórcio do ABC que detêm 2,19% do PIB nacional. No entanto, esse quadro pode ser alterado com a possível entrada de Cotia,  o que passaria a representar 2,23% do PIB nacional.

Estiveram presentes na reunião de 10 de setembro, na Associação Comercial de Carapicuíba, os prefeitos Jorge Lapas (Osasco), Sergio Ribeiro (Carapicuíba), Jaci Tadeu (Itapevi), Elvis Cesar (Santana de Parnaíba) e Gregório Maglio (Pirapora), juntamente com os representantes dos prefeitos Gil Arantes de Barueri e Gê Teotônio do município de Jandira.

Na ocasião, foi apresentado o anteprojeto do regimento que regula o funcionamento do consórcio intermunicipal, cuja sede será em Barueri pelas facilidades oferecidas pela sua localização central dentro do perímetro do consórcio.

Políticas públicas coletivas

A montagem do consórcio permitirá às cidades discutirem e montarem políticas públicas conjuntas para atendimento das demandas no campo de saneamento básico, saúde, educação, limpeza urbana e gestão de resíduos sólidos, mobilidade urbana e regional, desenvolvimento econômico e urbano, gestão ambiental e habitação.

O funcionamento operacional será custeado por repasses regulares proporcionais aos índices de orçamento per capita das cidades integrantes do ano anterior ao da contribuição. Esta decisão permitirá a plena participação de todas as cidades.

As próximas reuniões deverão abranger as discussões orgânicas de funcionamento e planejamento estratégico dos focos de atuação.










 

Pesquisar



















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 96948-3326 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR