TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Como anda a Como todos sabemos, um dos maiores e mais crônicos problemas de nosso país é a qualidade da educação pública.

18/05/2011








Como todos sabemos, um dos maiores e mais crônicos problemas de nosso país é a qualidade da educação pública. Diariamente acompanhamos através da imprensa o descaso e a falta de investimento na base de sustentação do desenvolvimento humano: a escola. Em Cotia, questão relacionada ao ensino público chegou a ser tema do quadro "Proteste Já", do programa televisivo CQC, da Rede Bandeirantes. O telejornal levou ao ar uma denúncia de que crianças estariam desprovidas de transporte escolar, um direito tão elementar quanto ir à escola (confira o vídeo aqui). Preocupados com essa e outras questões, fomos consultar a Secretária de Educação de Cotia, Olga Ferreira de Moraes, para saber como anda a educação no município.

O Site da Granja recebe diariamente releases da Prefeitura de Cotia, muitos deles comunicando projetos bastante interessantes para as escolas da cidade, por isso causou-nos estranheza que uma falha dessas tenha sido cometida. Em entrevista ao nosso jornalista, a Secretária Olga Ferreira de Moraes admitiu que não só Kaique (a criança que aparece no vídeo), como outros 19 estudantes também estavam sem transporte para a escola, mas que não eram atendidos pelo serviço por não possuír a carteirinha necessária para o uso do ônibus. O mesmo vale para as outras dezenas de crianças que moram no Alto de Caucaia e que não dispõem de transporte, sendo obrigadas a percorrer longas distâncias a pé, inclusive atravessando as linhas do trem. Um novo ônibus já foi contratado para levar essas crianças para a escola.

Esclarecida a questão do transporte, a Secretária nos deu um bom panorama dos projetos desenvolvidos para a Educação aqui em Cotia, todos eles realizados por um departamento criado exclusivamente para promover melhorias na aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino. "A Secretaria de Educação conta com um Departamento exclusivo para planejar e promover junto aos professores e supervisores da rede municipal de ensino, melhorias na qualidade de aprendizagem", diz Olga.

Veja abaixo alguns programas desenvolvidos atualmente pela Prefeitura:

Visitas semanais
Um exemplo de ação efetiva são as visitas semanais da Prefeitura às escolas da rede municipal de ensino, que recomeçaram no último dia 3 e cujo objetivo é verificar as condições e necessidades dos prédios, além de averiguar a situação de aprendizagem dos alunos. Atualmente, 10 escolas e creches estão passando por melhorias, como parte de um programa de manutenção das unidades de educação iniciado em 2009. Segundo a Secretária, a prioridade são as escolas em pior estado, mas a meta é melhorar todas as unidades até o final de 2012. Além de melhorias, estão previstas também mudanças no tamanho das instituições: "nas unidades escolares onde houver espaço, a Secretaria já está viabilizando a ampliação", diz Olga.

Leitura e Cidadania
Outro projeto é o chamado Leitura e Cidadania, em parceria com o Programa Escola da Família, que acontece pelo terceiro ano consecutivo. A ideia é preparar equipes de voluntários, gestores e supervisores e outros integrantes para incentivar a leitura nos pequenos. As vantagens do projeto vão além da distribuição gratuita de livros. Segundo Olga, o acesso à informação cria oportunidades para crianças, jovens e familiares se desenvolverem pessoalmente, já que os conhecimentos adquiridos com o hábito da leitura servem para formar cidadãos atuantes.

Metas
Quando se trata de números, as metas da secretaria são ousadas. Nos próximos dias, serão abertas 801 vagas para crianças em seis novas creches. Além das creches, há também o novo Centro de Educação Unificada de Cotia (CEUC), que está sendo construído em Caucaia do Alto, com previsão de abrir 1000 vagas até o início do ano letivo de 2012. "Além de salas de aula, o complexo terá piscinas aquecidas, ginásio poliesportivo, salas de ginástica, trilha ecológica, auditório e refeitórios", garante a secretária.

Outras metas incluem colocar todas as crianças de 4 e 5 anos nas escolas de educação infantil; atender à demanda total do berçário (que atende crianças de 6 meses a 3 anos); melhorar a nota do município no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que já é a segunda maior da região; e alcançar o Analfabetismo Zero, compromisso firmado pelo Prefeito Carlão Camargo em abril de 2010.

Projetos futuros
Um dos projetos previstos nesta gestão é o Programa Estrada para Cidadania, que pretende inserir "educação no trânsito" e "meio ambiente" em várias disciplinas. O Projeto Mais Educação, por sua vez, é uma parceria com o Governo Federal e já começou no mês de agosto p.p., atendendo a 121 crianças. O objetivo é ampliar a jornada escolar em mais duas horas, com atividades sócioeducativas. Já o Curso Brincar tem o intuito de aprimorar as práticas dos educadores com relação ao desenvolvimento de atividades lúdicas, expressivas e recreativas com os alunos.

Os avanços da educação em Cotia já foram reconhecidos fora do município: a Escola Municipal Nakamura Park foi contemplada na 3ª edição do Programa "Pelo Direito de Ser Criança", junto a outras 31 escolas públicas e particulares, entre mais de quatro mil inscritas. O evento aconteceu no dia 20 de abril em São Paulo e premia escolas que usam experiências práticas para valorizar a brincadeira e o aprendizado.

Torcemos para que essas idéias se concretizem, revertendo de alguma forma o triste panorama da educação nacional. Boa sorte aos estudantes e educadores de Cotia nelas envolvidos!

Victor de Andrade Lopes
Fotos: Divulgação


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR