TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

CMAA Cotia nomeia fiogf49gjkf0dNa manhã da última quarta-feira, 30/9, o Conselho Municipal de Meio Ambiente e Agropecuária (CMAA) nomeou novos membros para os próximos dois anos, bem como seus suplentes.

01/10/2015








fiogf49gjkf0d

Na manhã da última quarta-feira, 30/9, o Conselho Municipal de Meio Ambiente e Agropecuária (CMAA) nomeou novos membros para os próximos dois anos, bem como seus suplentes. Durante a 23ª reunião ordinária, também tomou posse a nova presidente e titular da Secretaria de Meio Ambiente, Luciane Alegre, além de ONGs, entidades civis e de classe.

Também foram debatidas as ações contidas nos relatórios de gestão das secretarias municipais envolvidas nas 10 diretivas do Programa Município VerdeAzul. Criado pelo Governo do Estado, o projeto tem estimulado o desenvolvimento de ações ambientais dentro das administrações municipais, tornando-as modelos de gestão mais sustentáveis e focadas na qualidade de vida de seus moradores. Cotia, que participa do projeto desde 2010, tem atendido de forma positiva às expectativas e seu desempenho tem refletido em sua posição no ranking, do qual participam mais de 600 municípios. Através de ações conjuntas entre as secretarias, a cidade já evoluiu cerca de 200 posições ao longo destes cinco anos.

As ações realizadas nos últimos 12 meses foram coletadas para que sejam encaminhadas ao programa. As diretivas e planos desenvolvidos pelo município são os seguintes:

- Arborização urbana: ações de cidadania nos bairros (Meio Ambiente e Gente Contente), com distribuição de mudas através de termo de responsabilidade para cada espécie nativa. Além disso, a retirada de mudas pode ser feita voluntariamente do Viveiro Municipal Parque Curupira.

- Biodiversidade: treinamento SICAR (Sistema de Cadastramento Ambiental Rural) para agricultores; Dia do Agricultor determinado através da Lei Municipal nº1879/2015; levantamento de fauna exótica e orientação sobre convivência e preservação de animais silvestres; implantação do Parque Linear Vista Alegre, no Lageado, para preservação da vegetação existente e do curso d´água; entre outras.

- Cidade sustentável: convênio para ampliação a CoopernovaCotia, responsável pela coleta seletiva de grande parte da cidade; projeto Dê a Mão para o Futuro, desenvolvido pela ABIHPEC e aplicado em parceria com a Prefeitura de Cotia e a Coopernova, visitou mais de 2000 residências para desenvolver um trabalho sobre a importância da reciclagem; entre outras.

- Educação ambiental: projeto Meio Ambiente e Gente Contente; ações nas escolas durante a semana do Meio Ambiente; workshop sobre políticas públicas sobre construções sustentáveis; entre outras.

- Esgoto tratado: a Sabesp forneceu planilhas com resultados obtidos a partir de análises físico-químicas tanto da água bruta quanto do esgoto gerado para constar nos relatórios que serão entregues ao estado.

- Gestão das águas: drenagem e manutenção com a limpeza das bocas de lobo e tubulações; obra em execução no córrego que divisa Cotia e Vargem Grande Paulista para findar enchentes ocorrentes no Bairro do Remanso.

- Qualidade do ar: criação da Frente Parlamentar em Benefício da Raposo Tavares; ampliação da frota de ônibus com 50 novas unidades.
- Resíduos sólidos: ampliação da área da Coopernova; distribuição de folhetos para prevenção e economia de água potável; reciclagem de óleo de cozinha; instalação de Papa-Pilhas; realização de palestra no Ciesp Cotia sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, a fim de conscientizar o empresariado sobre a necessidade da elaboração do plano.

- Estrutura ambiental: participação em consórcios como CIOESTE, CONISUD e APA de Itupararanga.

- Conselho ambiental: reuniões mensais abertas ao público, nas quais são apresentadas pautas como questionário para percepção ambiental, palestras, plano diretor, resíduos sólidos, cadastramento rural, zoneamento ambiental, etc.

A próxima reunião do conselho ficou agendada para o dia 19 de outubro. Na pauta está prevista a discussão da adequação do regimento interno. Os encontros do CMAA são abertos ao públicos e todos podem participar.




Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR