Fone: (11) 4617-3641 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco            
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui
Voltar

14/09/2017

Ciro Peixoto - Jardins de sucesso

Por Mônica Krausz Vivendo há 28 anos na Granja Viana, o Engenheiro Agrônomo e Paisagista Ciro Peixoto Camargo já perdeu a conta dos projetos paisagísticos e dos jardins dos sonhos que construiu na região.


Por Mônica Krausz

Vivendo há 28 anos na Granja Viana, o Engenheiro Agrônomo e Paisagista Ciro Peixoto Camargo já perdeu a conta dos projetos paisagísticos e dos jardins dos sonhos que construiu na região. Além de trabalhar na Granja Viana, sua empresa, a Peixoto Camargo Paisagismo e Licenciamento Ambiental tem realizado projetos para jardins personalizados em toda a Grande São Paulo, interior e litoral do estado, atuando nos ramos de paisagismo residencial, empresarial e corporativo, prezando sempre pela qualidade em todos os seus serviços e também lidando com licenciamento ambiental.

Ciro conta que se formou engenheiro agrônomo pela ESALQ-USP em 1987, com especialização em ecologia vegetal, botânica das plantas ornamentais e paisagismo. “Desde que me formei, em 1987, já comecei a trabalhar com paisagismo e não parei mais”, lembra. A princípio, na escolha de uma faculdade, optou pela Agronomia em razão de sua diversidade de cursos e especializações, e principalmente por tudo estar ligado à vida no campo e à natureza.
No decorrer do curso foi se aproximando das áreas ligadas à botânica. Em 1984, trancou a matricula e viajou pelo mundo por um ano e meio. Bem“mochila nas costas”. Na viagem, percebeu o quanto é possível trazer a natureza para a vida urbana. “É uma postura muito comum, por exemplo, no planejamento das cidades europeias”, conta. “ Quando retornei para finalizar o curso, já estava determinado a seguir a área de paisagismo”, explica.

Segundo ele, a mola propulsora de seus projetos é a criação. Transformar os diversos ambientes trazendo a natureza para o projeto. “Sempre respeitei o projeto arquitetônico e, no caso das residências, procuro ajudar o cliente a ter sucesso com seu jardim. Afinal de contas é sua moradia”, diz. “Quando digo sucesso, me refiro à realização de um paisagismo harmônico com a construção, respeitando o cliente na escolha dos estilos e, principalmente, escolhendo plantas que se adaptem àquela situação”, explica.

Ciro busca inspiração na própria natureza. Viajou bastante pelo Brasil e sempre se inspirou no paisagismo presente nos diversos nichos ecológicos naturais. “Percebi que uma boca-de-rio, um olho-d’água, uma mata de cerrado, cada planta com a sua peculiaridade, já têm todos os elementos e composições em perfeito equilíbrio”, conta. Trazer essa harmonia para o jardim é seu grande desafio diário.

Ciro destaca que talvez o principal diferencial de seu trabalho como paisagista seja o conhecimento botânico. Saber qual planta é ideal para determinado projeto e qual o local ideal para seu desenvolvimento. Importante também é o conhecimento das várias técnicas existentes como, por exemplo: as correções do solo, os tipos de drenagem, o sistema de irrigação, a iluminação, etc. “Procuro sempre acompanhar as diversas tendências desse mercado, relacionando o meu conhecimento botânico e paisagistico com as novidades da arquitetura, do urbanismo, da engenharia, de modo que as preocupações ambientais estejam sempre norteando as nossas decisões e aprimoramentos”, diz.

Ele sempre procura integrar a ideia da sustentabilidade aos seus projetos. “As diversas técnicas para a economia de água já são uma realidade, como, por exemplo, o aproveitamento e a captação da água da chuva para a irrigação do jardim. Os telhados verdes e jardins verticais estão nas nossas mãos”, lembra. Assim como as hortas caseiras, as jardineiras de temperos, entre outras soluções bacanas. Para ele é só uma questão de por em prática! Mostrando ao cliente sua possibilidade e viabilidade.

Recentemente ele fez um projeto paisagístico para uma residência, em São Paulo, em que construiu uma casa na árvore utilizando madeira reciclada de reflorestamento - pinus e eucalipto. Ficou muito legal.

Além dos projetos residenciais, Ciro destaca alguns trabalhos que marcam sua atuação. Por muitos anos fez os jardins dos hotéis Maksoud Plaza e Mofarrej, por exemplo. Trabalhou também para grandes construtoras como Cyrela e Ezetec, propondo projetos paisagísticos capazes de integrar áreas comuns de edifícios e condomínios. Recentemente fez o SESC Jundiaí, já com uma proposta bem ecológica, utilizando telhados verdes enormes.

Claro que, por morar aqui na Granja Viana, os projetos na região acabam sendo mais especiais!
“Acho que os granjeiros buscam, em sua maioria, a velha ideia da “casa de campo”, aproveitando ao máximo o espaço existente e buscando, principalmente, qualidade de vida”, ressalta.

Peixoto Camargo Paisagismo e Licenciamento Ambiental
peixotocamargo.com.br
Facebook: peixotocamargopaisagismo
Instagram: peixotocamargopaisagismo
E-mail: ciro@peixotocamargo.com.br
Celular: 11 99997-9478

 








 

Pesquisar



















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 96948-3326 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR