TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Lugar de óleo de cozinha usado é na escola Em setembro, a EM Teresa Maia, no Parque São George, coletou mais de 500 litros de óleo

02/10/2018


Desde o início de setembro, a população de Cotia começou a ser sensibilizada para a campanha "Lugar de Óleo de Cozinha Usado é na Escola", para fazer com que a cidade seja mais uma referência na coleta seletiva que promove atividades de educação ambiental na rede pública. A campanha é parte do Programa Meio Ambiente nas Escolas, que existe desde 2011 no município, e permite que as Associações de Pais e Mestres (APM) recebam o recurso proveniente da venda deste resíduo para criar projetos ambientais. 

No mês de setembro, a Escola Teresa Benvinda Hervey Costa Maia, no Parque São George, deu exemplo de engajamento e coletou 558 litros de óleo usado. A coordenadora pedagógica da escola, Shirlei Gomes, disse que a escola se mobilizou e a resposta foi muito positiva. "Lançamos uma gincana entre os alunos. Agradeço a todos que entenderam a proposta de preservação do Meio Ambiente. O 5º ano D, da professora Rosemeire, ficou em primeiro lugar, com 126 litros de óleo", contou Shirlei.  A gincana continua até novembro e, ao final do ano, todos os alunos receberão um certificado de reconhecimento pela adesão e apoio com o Planeta.

A Campanha 'Lugar de Óleo de Cozinha Usado é na Escola' acontece em Cotia com o apoio do Instituto AUÁ e Preserva Recicla, com patrocínio do Óleos Vila Velha e parceria com Óleo Sustentável. Cotia é pioneira do Programa Meio Ambiente nas Escolas, pois foi na cidade que está em meio ao Cinturão Verde de SP que o gene da proposta nasceu, quando o empreendedor Leonardo Giardini e diretoras de quatro escolas municipais compuseram a metodologia que une coleta seletiva com educação nas escolas, para enfrentar o desafio de coleta do óleo porta a porta.

Em agosto, gestores das escolas municipais participaram de um encontro de formação e sensibilização sobre a campanha e hoje eles são multiplicadores nas unidades escolares. "É uma satisfação ver o caminho entre a apresentação da ideia para toda a rede, em 2012, em que mostramos o valor da escola ser um polo da coleta, até o momento em que foram idealizadas campanhas nos bairros, mascotes nas escolas, crianças que mudaram a cultura da coleta em suas casas", festeja Samanta Riman, responsável pelo setor de parcerias da Secretaria de Educação. "Este ano, avançamos, integrando mais secretarias, Sabesp, diretorias de ensino e iremos enfocar encontros de formação dos gestores escolares". 

Espera-se a adesão de todas as escolas municipais ao programa e também as estaduais e particulares, inclusive do ensino superior, que já vêm demonstrando interesse. A meta é coletar 4 mil litros de óleo até julho de 2019, e ter feito a mensagem da sustentabilidade chegar a toda a população.

Para saber mais sobre a iniciativa, basta procurar a escola mais próxima e colaborar com esta medida que busca retirar do meio ambiente um grande poluidor de águas e, de quebra, ajudar as escolas a arrecadarem recursos com a venda do óleo usado coletado.


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR