TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Caminhada pela Cultura de Paz Neste domingo (26), às 9h30, acontece a 1ª Caminhada pela Cultura de Paz em Cotia. A caminhada sairá da Praça da Matriz e irá até a Praça Joaquim Nunes,

03/09/2018


Neste domingo (26), às 9h30, acontece a 1ª Caminhada pela Cultura de Paz em Cotia. A caminhada sairá da Praça da Matriz e irá até a Praça Joaquim Nunes, onde acontecerão diversas manifestações culturais, apresentações musicais, danças, roda de capoeira e samba, artesanato, comida típica, entre outras.

Em julho a Câmara Municipal de Cotia foi palco do lançamento oficial dessa iniciativa que reúne representantes de várias expressões culturais e religiosas da cidade. Há meses eles vêm se encontrando para formatar as atividades que serão realizadas neste domingo na Caminhada pela Cultura de Paz e também em sua sequência, já que o movimento inter-religioso não pretende se resumir à Caminhada.

Iniciativa da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer de Cotia, o movimento foi idealizado pelo atual secretario-adjunto Gilmar de Almeida, responsável pelo departamento de Cultura, e tem o objetivo de gerar discussões, reflexões e novas atitudes no convívio entre fé e culturas diversas.

“A princípio, quando nós procuramos o secretário-adjunto Gilmar de Almeida, da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, estávamos pensando em uma caminhada pelo fim do preconceito contra as religiões afro-brasileiras, mas ai o Gilmar nos propôs que fizéssemos um movimento que reunisse diversas vertentes religiosas neste diálogo de respeito à fé e tradições culturais diversas e achamos a ideia muito legal”, conta Hélcio Barbosa, um dos porta-vozes do movimento.

Foi assim que começaram a enviar convites a todos os coordenadores das casas de Umbanda e Candomblé, da Igreja Católica, espíritas, dos templos budistas e das igrejas evangélicas da região para que participassem de alguns encontros preparatórios para a Caminhada pela Cultura da Paz, a que chamaram de Café com Axé. O primeiro aconteceu em Caucaia do Alto e reuniu cerca de 40 pessoas. No segundo, realizado no Instituto Gira-sol, já houve o dobro de participantes e assim o movimento foi crescendo. O último encontro preparatório, aconteceu no dia 18 de agosto.

Hélcio conta que Cotia tem mais de 200 casas de cultura afro-brasileira, justamente porque seus cultos necessitam de espaço, de chão de terra, de natureza, mas que quando seus integrantes saem às ruas com os trajes típicos que usam em suas cerimônias religiosas, com colares e turbantes, por exemplo, algumas vezes são vítimas de chacota, preconceito e até violência por parte de quem não conhece as suas tradições.

“Queremos abrir um caminho onde haja a promoção do respeito às culturas, etnias, gêneros. O envolvimento de religiões de forma ecumênica é uma forma de combater preconceitos e a segregação”, explica Gilmar. "Queremos que seja um movimento que se perpetue na nossa cidade. É o nosso papel a defesa dos direitos de todos. Lutar pela liberdade de expressão, cultura e fé”, defendeu.


Serviço
Caminhada pela Cultura de Paz
26 de agosto, das 9h30 às 15h
Saída da caminhada às 10h da Praça da Matriz (Av. Senador Feijó, 12) – ponto de chegada na Praça Joaquim Nunes (Av. N. Sra. de Fátima - Vila Monte Serrat) onde acontecerá a festa cultural.




Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR