TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Calçadas: um problema Mesmo depois da criação de leis que exigem boas condições das calçadas, irregularidades ainda persistem na Granja.

02/03/2011








Mesmo depois da criação de leis que exigem boas condições das calçadas, irregularidades ainda persistem na Granja.

Ser um pedestre na Granja é uma novela diária. Não só pela ausência de faixas de pedestres, mas também pela falta do mais elementar: as calçadas. O Site da Granja percorreu algumas vias da região para checar os passeios em situação irregular. Infelizmente, as fotos não trarão nenhuma grande novidade ao leitor. Quem vive aqui há pelo menos alguns meses já deve ter percebido que calçada é um luxo.

São vários os problemas que afetam o passeio público: postes mal-posicionados, rachaduras, raízes de árvores, degraus, plantas mal-cuidadas, carros estacionados indevidamente, sem falar nas ruas onde elas simplesmente não existem. Em Cotia, a Lei 1.151, de 28 de dezembro de 2001, diz que as calçadas deverão ser acessíveis a pedestres e deficientes, ou seja, devem ser livres de saliências, degraus, plantas ou qualquer outro defeito que impeça o transeunte de caminhar. Não é o que se vê por aí. Se, para o cidadão que anda, já é complicado passar pelas calçadas, que o diga quem não pode andar e precisa de acessibilidade em calçadas e estabelecimentos.

Questionada pelo Site da Granja, a Secretaria de Habitação e Urbanismo informou que, em 2011, foram realizadas 27 vistorias referentes a reparos na calçada, solicitação de construção de muro frontal e limpeza de terreno; 8 vistorias referentes a esgoto em via pública; 28 manutenções solicitadas (rua, guia, sarjeta, poda de árvore, reparos em bocas de lobo) registradas por foto e encaminhadas via ofício para secretarias e orgãos responsáveis; foram averiguadas 40 denúncias de obras irregulares de diversos tipos (por invadir a calçada, por falta de documentação, etc.) e 56 vistorias relacionadas a situações de risco, como barranco cedendo, casas com rachaduras, muro de arrimo que desabou e outros problemas causados pelas fortes chuvas, totalizando 159 intervenções da prefeitura.

Como se vê, as ações da prefeitura tem sido intensas, porém insuficientes. O problema das calçadas na Granja é crônico, e só se resolverá com uma grande reforma viária, reforma essa que deve ser planejada e amplamente discutida.

Victor de Andrade Lopes
Fotos:Ligia Vargas


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR