TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Árvores Nativas em Embu das Artes fiogf49gjkf0dEm palestra promovida pela Sociedade Ecológica Amigos de Embu – SEAE, moradores do município aprenderam no último sábado (08) mais sobre o cerrado, mata atlântica e frutas nativas da região.

19/10/2016








fiogf49gjkf0d

Em palestra promovida pela Sociedade Ecológica Amigos de Embu – SEAE, moradores do município aprenderam no último sábado (08) mais sobre o cerrado, mata atlântica e frutas nativas da região. O palestrante, Douglas Bello, do Sítio do Bello, apresentou mudas, degustação de frutas, castanhas e dicas para o melhor cultivo. O objetivo do evento foi resgatar os sabores do Brasil e colocá-los no dia a dia das pessoas, para obterem mais saúde e ajudarem no equilíbrio do meio ambiente.  

A importância dos corredores ecológicos para a passagem segura dos animais, para sua alimentação e reprodução, também foi abordada na palestra. Eles são os maiores “espalhadores” de sementes, o que garante a oferta de alimentos para o homem e para os próprios animais.

Conheça algumas frutas nativas

Algumas das frutas abordadas são bem conhecidas, como a pitanga e a amora. Já entre os nomes menos famosos estão: cambuci, uvaia, gagaita, araçá, jatobá, jenipapo, baru, grumixama, jaracatiá, tamarindo, feijoa, cambucá, araçá-boi, cabeludinha, lobeira, monguba, ingá, gabiroba, entre outros.

Do baru, árvore do Cerrado, obtém-se uma deliciosa castanha, rica em proteínas e minerais, entre outros. Pode ser servida crua, com ou sem pele, ou também assada. O sabor da versão assada lembra do de amêndoas.

A cagaita, também do Cerrado, é pequena, amarela, possui sabor levemente ácido e suas propriedades estão ligadas ao trato digestivo. O consumo deve ser moderado e pode ser feito in natura, como suco, sorvetes e doces.

Uvaia é uma das nativas de Mata Atlântica que são ricas em vitamina C. De cor amarela, tem sabor cítrico, mas sua vida útil é curta, ela oxida rapidamente. O consumo também é comum em forma de suco, doces e geleias.

O fruto jenipapo, também de Mata Atlântica, em seu estado natural pode ser que não agrade a maioria, mas boas opções de compota, geleias, balas e licores são tradicionais. Ele é muito rico em ferro.


 

 




Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR