TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Antes de faltar água, Dentre os seis sistemas de abastecimento de água de cidades da Região Metropolitana de São Paulo, o Alto Cotia é o que opera com menor quantidade de água acumulada.

16/10/2014








Dentre os seis sistemas de abastecimento de água de cidades da Região Metropolitana de São Paulo, o Alto Cotia é o que opera com menor quantidade de água acumulada. Responsável pelo abastecimento de 410 mil pessoas, divididas nas cidades de Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Cotia e Vargem Grande, o sistema opera hoje com 33,7% de sua capacidade. Pensando nisso e na contínua falta de chuvas na região, o Site da Granja, selecionou algumas dicas simples para você começar a poupar água hoje mesmo.

Ao tomar banho
Cinco minutos são suficientes para higienizar o corpo. Dica: Ao se ensaboar, feche o registro.

Ao escovar os dentes
Molhe a escova e feche a torneira enquanto escova os dentes. Dica: Enxágue a boca com um copo de água.

Descarga e vaso sanitário
Não use a privada como lixeira e nunca acione a descarga à toa. Dica: Mantenha a válvula da descarga sempre regulada e conserte os vazamentos assim que eles forem notados. Se for construir, dê preferência à caixa acoplada, que reduz bastante o consumo de água. 

Ao lavar a louça
Limpe primeiro os restos de comida dos pratos e panelas com esponja e sabão e, só aí, abra a torneira para molhá-los. Ensaboe tudo que tem que ser lavado e, então, abra a torneira novamente para novo enxágue. Dica: Se for usar máquina de lavar louça, só a ligue quando ela estiver cheia.

Ao lavar roupas
Junte bastante roupa suja antes de ligar a máquina ou usar o tanque. Não lave uma peça por vez. Se em sua casa as roupas são lavadas no tanque, deixe as roupas de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Dica: Use água nova apenas no enxágue. E aproveite esta última água para lavar o quintal ou a área de serviço. Se for comprar uma máquina nova, observe qual delas consome menos água no processo de lavagem, pois varia de uma marca para outra.  

Jardim
Use um regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira. Dica: No verão, a rega deve ser feita de manhãzinha ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã.

Calçada e carro
Adote o hábito de usar a vassoura, e não a mangueira, para limpar a calçada e um pano para o carro. Dica: Se houver uma sujeira localizada, use a técnica do pano umedecido com água de enxágue da roupa ou da louça.

Que tal fazer uma cisterna em casa?

Com o apoio do Site da Granja, Oficina da Sustentabilidade, Sempre Sustentável, Transition Granja Viana e do Instituto Brasileiro de Estudos para Transição, Edson Urbano vai ensinar, na oficina “Água cai do céu”, o passo a passo de como fazer a captação e aproveitar a água da chuva por meio de cisternas caseiras. O curso acontece nos dias 21, 22 e 23 de novembro, em Carapicuíba. Clique aqui para ver como se inscrever.

Fique ligado!

Na última quarta-feira (15), a presidente da Companhia de Saneamento Básico do estado de São Paulo (Sabesp), Dilma Pena, foi à Câmara Municipal da Cidade de São Paulo, onde foi inquerida pelos vereadores sobre a falta d"água. Afirmou que, se a chuva continuar escassa, a primeira cota do volume morto acabará em meados de novembro. Questionada sobre um possível racionamento “velado”, foi enfática: “Não existe racionamento. Existe, sim, falta de água pontual em áreas muito altas, muito longe de reservatórios e também em residências onde moram muitas pessoas e que tem uma caixa d"água muito pequena”.




Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR