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27/01/2011

Notícia - A experiência das

Dando continuidade à nossa série de matérias sobre possíveis soluções para o trânsito da Raposo Tavares, falaremos hoje sobre as faixas exclusivas.


Dando continuidade à nossa série de matérias sobre possíveis soluções para o trânsito da Raposo Tavares, falaremos hoje sobre as faixas exclusivas. Na nossa última reportagem, sobre carona solidária, já mencionamos a faixa exclusiva para carros com dois ou mais passageiros, implementada em alguns países como forma de estímulo à carona solidária. Além destas, existem também faixas para ônibus (mais conhecidas como corredores de ônibus aqui no Brasil) e motofaixas, para motocicletas.

Em São Paulo, os corredores de ônibus, também conhecidos como "passa-rápido", foram implementados na gestão Marta Suplicy. Esses corredores geralmente são exclusivos para ônibus e para táxis (desde que estes estejam com um ou mais passageiros), mas ficam liberados para carros de passeio durante a madrugada ou nos fins de semana e feriados. Faixas como essas são criadas para melhorar o fluxo do transporte coletivo, embora isso sacrifique uma faixa de veículos de passeio e motos, aumentando o trânsito destes. A otimização do fluxo dos ônibus representa um estímulo ao uso dos mesmos, já que geralmente o carro é um meio mais veloz. Na região central de Carapicuíba, corredores semelhantes também existem.

As motofaixas, criadas mais recentemente, na gestão Kassab, ainda são poucas. Existe uma na Avenida Sumaré, em Perdizes; e outra recém inaugurada na Rua Vergueiro, . Embora elas, em teoria, acabem com o problema dos motociclistas que trafegam no estreito espaço entre os carros, a Avenida Sumaré, onde uma motofaixa foi implementada em 2006, ainda registrava um alto índice de acidentes no início de 2010, conforme informado em matéria do Agora.

A Raposo Tavares é uma via movimentada por onde passam todos os tipos de veículos, incluindo motocicletas, que frequentemente se envolvem em acidentes; e ônibus, que param nos vários pontos ao longo da rodovia. Será que faixas como essas ajudariam a melhorar a fluidez do transporte coletivo e das motos na via, ou pelo menos diminuiriam o índice de acidentes? Será que, uma vez criado um corredor de ônibus na Raposo, mais pessoas optariam por este transporte, considerando que as viagens até São Paulo seriam mais curtas? Comente e dê sua opinião!

Victor de Andrade Lopes








 

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