TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

2009 - Ano do Boi .

15/01/2009










A China tem fama de ser um país de sabedoria milenar. Não é para menos: se nós ocidentais comemoramos a chegada do ano 2009, no próximo dia 26 de janeiro cerca de dois bilhões de chineses espalhados pelo planeta vão celebrar o início do ano 4706.

Por ser baseado no calendário lunar, o ano chinês não tem data fixa para começar como o nosso (baseado no calendário gregoriano, solar), e tem seu início sempre entre os últimos dias de janeiro e os primeiros de fevereiro.

É regido por um dos doze animais da astrologia chinesa combinados com um dos cinco elementos (metal, água, madeira, fogo e terra) compondo a união do céu e terra em ciclos de 60 anos (12x5). Este novo ano será regido pelo Boi de Terra.

Um feliz e auspicioso Ano Novo Chinês!



Buda e os doze signos



Assim como o nosso, o horóscopo chinês também é composto por doze signos. São onze animais e um dragão. As origens deste conhecimento se perdem no tempo, mas o fato é que até hoje a astrologia chinesa continua a fascinar e intrigar todos aqueles que dela se aproximam.

Uma lenda conta que Buda convidou todos os animais do seu reino para um encontro com ele. E, por razões que só os animais conhecem, apenas doze atenderam ao convite. Por ordem de chegada, foram esses os que compareceram: o Rato, depois o Boi, o Tigre, o Coelho, o Dragão, a Serpente, o Cavalo, a Cabra, o Macaco, o Galo, o Cão e finalmente o Porco. Como prova da sua gratidão, Buda atribuiu a cada ano o nome de um animal, completando um ciclo de doze anos que se repete sucessivamente.

Assim, a pessoa que nasce sob um determinado signo "herda" as características do animal correspondente àquele ano. Por exemplo: os nascidos no ano do Boi terão uma tendência a ser laboriosos, firmes e pacientes. Já os nascidos no ano do Tigre seriam corajosos, atentos e perspicazes, exatamente como o animal tigre. Na verdade, nós teríamos as qualidades (positivas e negativas) de todos os animais, com uma preponderância do animal que rege o nosso ano de nascimento.

Sendo o novo ano regido pelo Boi, prepare-se para um tempo de muito trabalho, paciência e perseverança. Como a terra é o elemento da vez, temos um período propício para aperfeiçoarmos virtudes como confiança, consistência e tenacidade. O novo ano ainda não começou, mas nós já podemos começar.

Mãos à obra.

Um pouco de tradição

É costume deixar a casa bastante limpa, se possível até pintá-la, para receber as coisas novas que chegam com o ano que se aproxima e deixar o que é velho e passado para trás. Cola-se também nas portas e janelas das casas papéis vermelhos com dizeres auspiciosos em dourado, os Tao Fu, com intenção de atrair felicidade e proteger os que ali moram.

O vermelho e o dourado, aliás, são as cores oficiais da data, responsáveis por trazer boa sorte àqueles que as usam, principalmente em roupas novas.

Como no Ocidente, os chineses costumam reunir a família em torno de uma mesa farta na noite da véspera do Ano Novo. Os pratos são preparados com antecedência e o cardápio é composto por mariscos, legumes, peixe e galinha, estes dois últimos sempre servidos inteiros para que nada falte no ano que chega. Após a meia noite, todos comem um bolinho chinês cozido que tem sua versão japonesa mais conhecida pelos ocidentais: o guioza.

Outra tradição bastante comum é os mais velhos presentearem as crianças e jovens solteiros com dinheiro. A quantia é entregue dentro de um envelope vermelho, que não deve ser aberto na frente de quem o está oferecendo.

A festa continua durante toda noite com queima de fogos, jogos e brincadeiras e só termina ao amanhecer do novo ano.

No primeiro dia do ano as pessoas dedicam-se a visitar parentes e amigos mais próximos. As comemorações seguem um calendário de atividades diárias que termina no 15º dia do mês, quando então acontece a Festa das Lanternas. O período todo de festejos é conhecido como Festival da Primavera.

Em seu livro "Manual do Horóscopo Chinês, Editora Pensamento", a escritora e especialista em astrologia chinesa Theodora Lau dedica um belo poema a cada um dos signos. Eles falam por si. Para sua apreciação, a canção do Boi:

A canção do forte (boi)

Minha é a força estabilizadora
que perpetua o ciclo da vida.
Eu permaneço imóvel perante os
testes da adversidade,
resoluto e inatacável,
empenho-me em servir à integridade,
sustentar as cargas da retidão.
Sou fiel às leis da natureza,
pacientemente impulsionando as rodas do Destino.
Assim, eu traço meu próprio destino.
Eu sou Chou, o Forte

Por: Fernando Vianna


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR