TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações

Varal Com Texto

"Le Smoking" A mulher se apropria do guarda-roupa masculino há muito tempo, desde os anos 20, quando Coco Chanel eliminou os espartilhos da moda e modificou a silhueta feminina

09/03/2006



A mulher se apropria do guarda-roupa masculino há muito tempo, desde os anos 20, quando Coco Chanel eliminou os espartilhos da moda e modificou a silhueta feminina. Não era mais preciso ter curvas acentuadas, pois as roupas eram retas e soltas. Nessa época, a mesma Chanel já desfilava por aí vestida com calças masculinas e cabelos curtos.

No entanto, foi só entre os anos 60 e 70, quando a moda unissex se popularizou, que a mulher teve coragem de vestir um traje inteiro tipicamente masculino, o smoking. E foi através das mãos de um homem que isso aconteceu. O estilista Yves Saint Laurent eternizou uma imagem extremamente sedutora e sexy de mulher andrógina vestida com roupas masculinas. Aquela que se tornaria poderosa nos anos 80, começava aí a revelar o desejo de se impor e de demonstrar poder.

Sem dúvida, o smoking feminino, apresentado pela primeira vez em 1966 com uma blusa transparente e uma calça masculina, é a marca de Yves Saint Laurent. Depois disso, o traje passou a desfilar em todas as coleções do estilista.

Entre todas as suas criações, "le smoking", como foi chamado, sinalizava uma mudança na forma como as mulheres se vestiriam dali por diante. A liberdade dada por Chanel agora ganhava poder com o novo traje e tudo o que ele representava - uma nova atitude feminina.

Para a inglesa Suzy Menkes, editora do "International Herald Tribune", o smoking foi transformador: "Hoje as mulheres andam normalmente de terno e calça comprida. Isso parece normal, cotidiano, mas na época a mulher era proibida de entrar num restaurante ou num hotel. O smoking, usado até hoje, foi uma provocação sexual, dirigido à mulher que queria ter um outro papel."

E novamente a mulher quer se vestir de homem, ter liberdade de andar confortável e ainda assim parecer chique. As últimas coleções de moda para o inverno trouxeram muitas opções de smoking, camisas masculinas e ternos. Peças acinturadas e algum decote garantem uma sutil sensualidade. E quando quiser se sentir poderosa, vá na festa de terninho preto ou de smoking. Parece bobo, mas funciona!


Veja mais

Givenchy - o nome da elegância
Espartilhos - Quatro séculos de história
Anos 40 – A moda e a Guerra
Anos 30 – Tempos de Crise
Anos 20 – Quando a moda mudou
O Biquíni – uma verdadeira bomba
O mundo fashion sobre patas
Blythe – Brinquedo Fashion
Em defesa da moda
Madonna Forever
SPFW - O verão chega mais cedo
Zuzu Angel – o filme
A extravagância pode ser chique
A moda nas Copas
Moda e Surrealismo
Quando o punk virou moda
Casar está na moda
A História da Camiseta
A eterna minissaia
A História do Zíper

 




Pesquisar




X































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR