Fone: (11) 4617-3641 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco            
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

TV Jardim

11/10/2005

Churrasco e Vinho


Churrasco é uma das paixões nacionais. E por que não combiná-lo com uma NOVA paixão nacional? O VINHO!

Nós brasileiros, não temos o hábito de irmos às churrascarias e pedir uma taça ou uma garrafa de vinho. Mas, diria com entusiasmo, que esta mentalidade aos poucos tem mudado. A começar pelas próprias churrascarias ou as chamadas “steak house”, que investem no vinho, no serviço do vinho, tendo pessoal qualificado como sommeliers, taças adequadas e adegas climatizadas. Hoje, já encontramos algumas churrascarias com belíssimas adegas de mil, duas mil, três mil garrafas e até mais.

Antes as pessoas tinham muito costume de pedir uma cervejinha bem gelada ou uma caipirinha. Hoje os donos destes estabelecimentos estão investindo neste novo segmento do vinho. Agora já se percebe um aumento considerável de pedidos de vinhos brancos, espumantes e tintos.

Lendo uma matéria do colunista, enófilo e escritor Sérgio Inglez de Souza, percebi que o vinho para acompanhar um churrasco tem feito sucesso hoje em dia. Na matéria ele comenta que foi convidado a participar de um churrasco de um amigo e quando ele chegou lá se surpreendeu. Desde os aperitivos como coração de galinha, saladas, carnes e até as sobremesas, foram servidos vários, mas vários tipos de vinhos. O anfitrião fez questão de combinar todos os tipos de carnes com diferentes tipos de vinhos.

Seguem as combinações que foram feitas de vinhos e carnes, sendo estas ótimas idéias para você preparar o seu próximo churrasco. Não é necessário ser igual, mas podemos seguir uma linha parecida no que diz respeito a combinações. Sugiro alguns rótulos interessantes para estas ocasiões.

Logo ao chegar foram servidos PROSECCOS, ESPUMANTES DEMI-SÉC e ESPUMANTES BRUT, com petiscos variados, como lingüiça, coração de frango e outros quetais.

Sugestões:

- Espumante Salton Brut Reserva Ouro – Os espumantes nacionais são ótimos.

Na seqüência foram servidas saladas de folhas verdes ao vinagrete que puderam ser apreciadas com um tinto VALPOLICELLA e com branco com a uva RIESLING. A maionese foi servida com um robusto CHARDONNAY e um PINOT GRIGIO.

Sugestões:

- Viña Carmen Classic Chardonnay 2004 – Chile - Um adorável chardonnay.

Na primeira seqüência foram servidas carnes bem temperadas e defumadas,coração de frango, frango a passarinho e espeto de perdiz. Foram servidos vinhos com as uvas ZINFANDEL, TANNAT e PINOT NOIR e os espetos de codorna foram servidos com um CHARDONNAY.

Sugestões:

- Matariki Pinot Noir 2001 – Nova Zelândia – excelente!

Na segunda seqüência foram servidos cortes especiais de picanha, filet mignon, fraldinha, maminha,alcatra e costela, que foram regados com CABERNET SAUVIGNON, MALBEC, MERLOT e SHIRAZ.


Sugestões:


- Achaval Ferrer Malbec 2003 – Argentina - Um dos melhores que já degustei.

Depois que todos já estavam preocupados com o seu peso, serviram uma taça de Asti Spumante que limpou a boca e a deixou bem refrescante.

Sugestões:

- Asti Spumante – Batasiolo – Feito com a deliciosa uva Moscato.

Coroando a tarde, serviram as sobremesas. Banana flambada com um espumante Démi-Sec e um bolo floresta negra com um vinho do PORTO. E havia opções de MOSCATEL LATE HARVEST,MISTELA e JEREZ AMONTILLADO.

Sugestões:

- Jerez Tio Pepe – Espanha – um dos mais conhecidos Jerez do mundo.

FA! Fiquei estupefata de tanto imaginar como foi este churrasco de cinema e as magníficas combinações.

Um abraço,


Veja mais

Vinho branco no verão
Manoel Beato – O Sommelier do momento
Feliz 2006
Novidades do mundo do vinho 2
Brasil e a safra de 2005
Panettone e Sauternes – Casamento Perfeito
Personalidade do Mundo do Vinho - Paul Hobbs
Novidades do mundo do vinho
Um vinho e um lugar
Pratos japoneses e vinhos
Personalidade do MUNDO do VINHO
Dicas do mês
Festival do morango e do vinho
Lenda do Gallo Nero
Lendas do Vinho parte I
Vinho biodinâmico, natural e orgânico
Diferença entre espumantes
Guia de Vinhos
Degustação Gula - Sicília
Vinhos em Campos do Jordão

 




Pesquisar

























© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 96948-3326 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR