TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações

Saúde

Dermatite Seborreica por Dra. Debora A dermatite seborreica é uma inflamação de pele muito característica desta época do ano (outono e inverno) e pode ser desencadeada por situações de stress

01/06/2016



A dermatite seborreica é uma inflamação de pele muito característica desta época do ano (outono e inverno) e pode ser desencadeada por situações de stress. Desta forma, tem um caráter crônico: quando os fatores desencadeantes estão presentes (temperaturas frias e stress), as lesões aparecem.

A causa da dermatite seborreica não está bem esclarecida, mas fatores genéticos estão envolvidos. Pode acometer homens e mulheres em qualquer idade, inclusive bebês.

O quadro clínico pode ser bastante variado, com um ou mais dos sinais e sintomas a seguir:

- Escamas esbranquiçadas no couro cabeludo (caspa);

- Crostas;

- Vermelhidão. A vermelhidão e escamação também podem acometer sobrancelhas, cantos do nariz, orelhas, região da barba e tórax em homens;

 - Coceira.

A dermatite seborreica em recém-nascidos, conhecida como crosta-láctea, é uma condição inofensiva e temporária. Aparecem crostas grossas e amarelas ou marrons sobre o couro cabeludo da criança. Escamas semelhantes também podem ser encontradas nas pálpebras, nas orelhas, ao redor do nariz e na virilha. 

Tanto em adultos quanto em crianças, a doença não é contagiosa e não é causada por falta de higiene. Não é uma alergia e nem é perigosa. O diagnóstico é clínico (feito na consulta médica dermatológica).

O tratamento é feito com xampus e cremes específicos, dependendo do local e severidade dos sinais e sintomas. Vale lembrar que o uso dos cremes de corticoide, muito comum no passado, é desaconselhado, pois pode ocasionar atrofia de pele e aparecimento de pequenos vasos sanguíneos nos locais de aplicação, assim como uma maior cronicidade do quadro clínico. 

Também é recomendado não banhar-se com água muito quente e não aplicar condicionador de cabelo no couro cabeludo, apenas nos fios. Tentar diminuir situações de stress e ansiedade sempre é bem-vindo! 

Então, sempre que a dermatite seborreica estiver presente é aconselhável uma consulta médica com seu dermatologista de confiança, para obter as orientações e tratamento indicados para o seu caso.


Veja mais

Cardíacos: grupo de risco
Alimentação e Longevidade
Como seu corpo recebe 2020?
A Nova Medicina Germânica
Auto-cuidado na gestação
Entenda a endometriose
Fisioterapia Pélvica para homens
Inchaço de verão
Um ano novo mais leve
Tratando de sua coluna vertebral!
Desmitificando a hérnia de disco
Incontinência urinária em atletas
A todas as Mães!
A Prática da Constelação Familiar
O que é Constelação Familiar Sistêmica
Algo pode mudar SEU ANO de 2018!
Meditação na prática!
MEDITAÇÃO : Vamos conhecer melhor!
Boa postura dentro do carro!
Pressão Alta e alimentação por Lícia

 


Dra Debora Vieira da Silva

CRM 52916 -
Médica especializada em dermatologia clínica, cirúrgica e estética.Formada pelo Hospital das Clinicas da FMUSP.
Av São Camilo,1111.Tel 4702-2678 e 4702-9750.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR