TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações

Divã na Internet

A voz do povo é a voz de Deus? Semanas atrás, o fenômeno Susan Boyle circulou pelo mundo afora através da net, sendo acessado por zilhões de internautas, registrando a cada email o espanto e admiração suscitados pela cantora escocesa

13/05/2009



Semanas atrás, o fenômeno Susan Boyle circulou pelo mundo afora através da net, sendo acessado por zilhões de internautas, registrando a cada email o espanto e admiração suscitados pela cantora escocesa. O vídeo em questão retratava um programa de calouros de uma rede inglesa de TV, no qual a dita diva tentava sua sorte exibindo seu inquestionável talento, apesar da antítese visual e estética apregoada pela indústria cultural.

O espanto do público ligava-se justamente à aparência da candidata a cantora, sem o charme e a beleza que parecem quesitos fundamentais para o sucesso. A admiração, pela constatação de que o talento nada tem a ver com recursos financeiros, técnicos ou meramente estéticos, mas pode se encontrar onde menos se espera, o que o torna mais surpreendente.

Mas o que surpreende mesmo, neste caso, é a unanimidade, a julgar pelas cifras fabulosas de acesso a esse vídeo. O que está por trás disso, com o que essa quantidade absurda de pessoas se identificam, o que tem o dom de sensibilizar tanta gente, do mundo inteiro, ao mesmo tempo? Antigamente, quando a televisão punha no ar “mais um campeão de audiência”, que já alcançava índices altíssimos para o padrão da época, mal podia imaginar o quanto esse conceito seria extrapolado com o advento da internet. Não há como comparar duas grandezas tão diversas, nem o público alvo a quem dado programa se dirigia, pois hoje na internet o público beira o infinito e o alvo idem.

Sem entrar no mérito da qualidade do programa de calouros em questão ou do dote artístico de Susan Boyle, a verdade é que a moça mexeu com as pessoas. Não algumas, milhões. Por um lado, é possível entender o motivo da surpresa que causou, mas por outro, há algo que assusta: o poder que a rede pode exercer sobre as pessoas, de ligá-las sutilmente em torno de um mesmo fato, estimulando um mesmo tipo de sentimento, sem muito questionamento, fisgando-as apenas pelo mais aparente e imediato. A internet, com seu potencial de alcance, tem também o poder de persuadir e iludir. Endeusar pessoas, pensamentos e idéias, infiltrando-os sorrateira e perversamente na passividade de quem navega. Mais um aspecto para ficarmos muito espertos diante de unanimidades, mais que burras, perigosas.


Veja mais

Um novo tempo
Pai nosso de cada dia
Dicas e cuidados na Black Friday
No Olho do Furacão - Apenas o Essencial
De antenas ligadas por Maluh
Autoamáveis por Maluh
Contentes Contatos
Aprendiz de Feiticeiro Por Maluh
Novos tempos!
Internet parceira no vestibular
A escolha profissional - o futuro à vista!
Internet: um desafio para a Educação
Educar ou punir
De perto, ninguém é normal
Internet Segura por Maluh Duprat
Era digital: um novo modo de vida
Internet: E a vida depois da morte?
Resiliência - Cirulink indica o caminho da superação
Resiliência - Nossa história não é nosso destino
Pai nosso de cada dia

 


Maluh Duprat

Maluh Duprat é psicóloga clínica, orientadora vocacional e membro do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática (NPPI), da PUC/SP.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR