Fone: (11) 4617-3641 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco            
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Colunas Site da Granja

08/10/2015

Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais



Em matéria publicada anteriormente aqui no Site da Granja, comentei sobre minha viagem para o Sul, ao encontro dos famosos produtores de vinhos naturais, feitos artesanalmente sem adição do sulfito (anidrido sulforoso, o conservante do vinho). Na ocasião, fomos conhecer uma vinícola em Santa Catarina – Dominio Vicari, da simpática Lizete Vicari, e duas no Rio Grande do Sul – Hex Von Wein (orgânica e não natural) e Arte da Vinha, do mágico Eduardo Zenker.
Vinhateiros incríveis, mas pequenos e sem o capital necessário para se estabelecer à altura de seus vinhos. Assim, saíram à luta atrás de seu espaço e no último dia 15 de maio, produtores de quatro estados lançaram a Cooperativa Brasileira de Vinhos Artesanais (Naturvin). Com sede em Canela (RS), a entidade nasce com 20 associados, entre viticultores e vinhateiros do Rio Grande do Sul (16), São Paulo (2), Santa Catarina (1) e Rio de Janeiro (1). A produção anual de cada um varia de 500 a 2 mil garrafas. Juntos, produzem menos de 10 mil garrafas por ano.
A cooperativa tem foco na elaboração de vinhos, espumantes, sucos e derivados da uva e do vinho, elaborados de forma artesanal, com o mínimo de intervenção nos processos. Viticultores e vinicultores fazem parte do quadro de associados da Naturvin, e a cooperativa estará cadastrando mais produtores em breve. Os candidatos devem utilizar os métodos de produção de uva integrada, orgânica, biodinâmica ou agroecológica. Para ingressar na cooperativa é preciso ser indicado por um associado.
Segundo a enóloga Marina Santos, presidente da Cooperativa, ”são vários os motivos que nos levaram a constituir cooperativa, e uma delas é que a atividade de fazer vinho em pequena escala, pode ser insustentável, quando temos que pensar em comprar uva, comprar insumos (garrafas, tanques, rolhas, rótulos, máquinas etc.), fora o custo para quem produz a uva sem assistência técnica ou acompanhamento…”
”Então, o objetivo da criação da cooperativa é termos acesso de forma conjunta e mais barata a materiais de consumo vitivinícola, uva de qualidade vinda de fonte sustentável, facilitar o acesso à assessoria técnica em viticultura sustentável, facilitar o acesso a crédito agrícola, manter o contato entre produtores de uva e de vinho, para que consigamos através de troca de experiências manter a qualidade de nossos produtos e a continuidade de nossos projetos.”
”A cooperativa é composta por produtores de uva, vinhateiros e de pessoas que tem ambos. Todos são pequenos, fazem parte da agricultura familiar e trabalham nos sistemas de produção de uva: orgânico, biodinâmico, agroecológico ou produção integrada. A vinificação é artesanal e tem várias vertentes.”
Didú Russo, granjeiro e vinhateiro, completa: “O importante foi ver duas entidades de peso como Ibravin e Fecovinho (esta bastante envolvida na viabilização da Cooperativa), terem apoiado esses “naturebas” que mostram um país original, preservam o sotaque do vinho e fazem maravilhas que encantam estrangeiros de ponta no mundo dos vinhos naturais. E ter como presidente da Cooperativa a enóloga Marina Santos que se dedica a bidinâmica, isso me deixa ainda mais feliz!”
Deixo aqui minhas saudações para o pessoal da nova cooperativa e minha sugestão para você conhecer esses vinhos!

Vinhos e lugares para serem conhecidos.
DOMINIO VICARI-DONA: LIZETE VICARI
Obs: Adora receber pessoas na sua casa na Praia do Rosa – Santa Catarina onde faz seus vinhos
TELEFONE:48 3355-6165
LOCAL: PRAIA DO ROSA- SANTA CATARINA

ARTE DA VINHA – EDUARDO ZENKER
TELEFONE: 54-9999-9157
LOCAL: GARIBALDI – RIO GRANDE DO SUL

VINHA UNNA-MARINA SANTOS
LOCAL: PINTO BANDEIRA – RIO GRANDE DO SUL
TELEFONE: 54-8115-3900
ERA DOS VENTOS-LUÍS HENRIQUE E TALISE ZANINI
LOCAL: SERRA GAUCHA – RIO GRANDE DO SUL
http://www.eradosventos.com.br/
TELEFONE: 11- 97135-1013

Santé e aproveitem,

Carolina Escobar.


Veja mais

Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015
Amor e Vinho
Você sabe o que é SO2?
Degustando vinhos naturais - parte 1
Os vinhos naturais
Vinho Chinês

 


Carolina Escobar

Carolina Escobar é sommelier formada pela ABS - Associação Brasileira de Sommeliers. Trabalha como consultora e avaliadora de vinhos. É também formada em Marketing pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atua com comercialização de vinhos orgânicos na Granja Viana.

Pesquisar





















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 96948-3326 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR