TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações

Saúde

Desmitificando a hérnia de disco Hérnia de Disco é o termo usado quando o disco que existe entre as vértebras sai do lugar

14/09/2018



Hérnia de Disco é o termo usado quando o disco que existe entre as vértebras (disco intervertebral) sai do lugar formando um abaulamento. Esse abaulamento pode ou não causar sintomas e quando os sintomas existem, como dor nas costas, sensação de queimação ou dormência, podem ser tratados com fisioterapia e em último caso com cirurgia.

Entre cada vértebra de nossa coluna existe o que chamamos de disco intervertebral (observe a figura) que é semelhante a uma almofadinha redonda bem do tamanho de cada vértebra. Cada um deles, extremamente resistente, é composto por cartilagem muito fibrosa e seu centro é formado por um gel, por isso são altamente resistentes. O disco tem a função de não deixar as vértebras se encostarem nem saírem do lugar, permite a flexibilidade da coluna, suporta transitoriamente o carregamento de peso, o amortecimento de impactos sobre a coluna vertebral, ajusta o equilíbrio, dentre outras funções. 

Note na ilustração que a medula espinhal passa por detrás das vértebras e os nervos passam entre as vértebras ramificando-se. Os nervos têm um trajeto especifico inervando determinadas partes do corpo.

Caso um disco intervertebral saia do lugar, por um trauma ou uma própria degeneração e chegue a encostar na medula ou em um nervo, haverá a compressão daquela região e a pessoa apresentará os sintomas ( dor, queimação, alteração da sensibilidade, perda de força muscular ou de determinado movimento) no trajeto por onde passa aquele nervo.  Se houver a compressão de uma ramificação do nervo os sintomas aparecerão na área que essa ramificação corresponde,  por exemplo:

Os nervos que saem das vértebras do pescoço inervam também os braços, mãos e sobem para a cabeça. Se o disco comprimir esse nervo os sintomas provavelmente aparecerão como dor no pescoço indo até a mão ou ainda dor de cabeça dependendo da parte do nervo que foi comprimida.  

Os nervos que saem das vértebras da região torácica inervam o meio das costas e os nervos que saem das vértebras do final do tórax até o final da coluna (região do sacro) inervam dos quadris até os pés. As vezes a pessoa sente uma dor em determinados dedos dos pés e na verdade a causa é uma compressão do nervo que inerva essa região. Devemos lembrar aqui que nem toda dor no pé é devido a um abaulamento do disco intervertebral podendo ser causada por uma alteração postural, trauma no local, artrose dentre outros.

De todo modo, ao aparecerem alguns desses sintomas a melhor atitude a ser tomada  é a realização de um bom diagnóstico que se dá por meio de testes específicos e exame de imagem realizados pelo médico e criteriosa avaliação fisioterápica do segmento afetado e de toda postura da pessoa para assim traçar um plano de tratamento que a princípio será conservador (medicamentoso, analgesia fisioterápica, relaxamento, fortalecimento, mudança de posturas e hábitos dentre outros). O tratamento cirúrgico é normalmente reservado nos casos de dor extrema e de longa duração, resistentes aos tratamentos conservadores ou quando há perda de movimentos.

Quando o abaulamento for tão pequeno que não atinge o nervo, não haverão sintomas. Nesse caso, a pessoa não sabe que tem e desse modo pode ficar assim ou evoluir para um pinçamento de um nervo no futuro. Por isso sempre vale a pena melhorar a postura, carregar pesos corretamente, deixar o sedentarismo de lado e procurar uma atividade física agradável.

No nosso próximo artigo: sugestões de hábitos corporais e exercícios preventivos.

Não perca!


Veja mais

Cardíacos: grupo de risco
Alimentação e Longevidade
Como seu corpo recebe 2020?
A Nova Medicina Germânica
Auto-cuidado na gestação
Entenda a endometriose
Fisioterapia Pélvica para homens
Inchaço de verão
Um ano novo mais leve
Tratando de sua coluna vertebral!
Incontinência urinária em atletas
A todas as Mães!
A Prática da Constelação Familiar
O que é Constelação Familiar Sistêmica
Algo pode mudar SEU ANO de 2018!
Meditação na prática!
MEDITAÇÃO : Vamos conhecer melhor!
Boa postura dentro do carro!
Pressão Alta e alimentação por Lícia
Dor muscular no Inverno? Por Eliana

 


Eliana Tessitore

Fisioterapeuta - Crefito 3650f 
Mestre em Enfermagem Psiquiátrica (EEUSP)
RPG/ Instituto Phillipe Souchard
Diretora da "Cia de Dança Eliana Tessitore".
Facebook: Eliana Tessitore Cuide-se Bem  
Telefone - 11 96456-0777

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR