Fone: (11) 4617-3641 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco            
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Colunas Site da Granja

14/09/2018

Desmitificando a hérnia de disco


Hérnia de Disco é o termo usado quando o disco que existe entre as vértebras (disco intervertebral) sai do lugar formando um abaulamento. Esse abaulamento pode ou não causar sintomas e quando os sintomas existem, como dor nas costas, sensação de queimação ou dormência, podem ser tratados com fisioterapia e em último caso com cirurgia.

Entre cada vértebra de nossa coluna existe o que chamamos de disco intervertebral (observe a figura) que é semelhante a uma almofadinha redonda bem do tamanho de cada vértebra. Cada um deles, extremamente resistente, é composto por cartilagem muito fibrosa e seu centro é formado por um gel, por isso são altamente resistentes. O disco tem a função de não deixar as vértebras se encostarem nem saírem do lugar, permite a flexibilidade da coluna, suporta transitoriamente o carregamento de peso, o amortecimento de impactos sobre a coluna vertebral, ajusta o equilíbrio, dentre outras funções. 

Note na ilustração que a medula espinhal passa por detrás das vértebras e os nervos passam entre as vértebras ramificando-se. Os nervos têm um trajeto especifico inervando determinadas partes do corpo.

Caso um disco intervertebral saia do lugar, por um trauma ou uma própria degeneração e chegue a encostar na medula ou em um nervo, haverá a compressão daquela região e a pessoa apresentará os sintomas ( dor, queimação, alteração da sensibilidade, perda de força muscular ou de determinado movimento) no trajeto por onde passa aquele nervo.  Se houver a compressão de uma ramificação do nervo os sintomas aparecerão na área que essa ramificação corresponde,  por exemplo:

Os nervos que saem das vértebras do pescoço inervam também os braços, mãos e sobem para a cabeça. Se o disco comprimir esse nervo os sintomas provavelmente aparecerão como dor no pescoço indo até a mão ou ainda dor de cabeça dependendo da parte do nervo que foi comprimida.  

Os nervos que saem das vértebras da região torácica inervam o meio das costas e os nervos que saem das vértebras do final do tórax até o final da coluna (região do sacro) inervam dos quadris até os pés. As vezes a pessoa sente uma dor em determinados dedos dos pés e na verdade a causa é uma compressão do nervo que inerva essa região. Devemos lembrar aqui que nem toda dor no pé é devido a um abaulamento do disco intervertebral podendo ser causada por uma alteração postural, trauma no local, artrose dentre outros.

De todo modo, ao aparecerem alguns desses sintomas a melhor atitude a ser tomada  é a realização de um bom diagnóstico que se dá por meio de testes específicos e exame de imagem realizados pelo médico e criteriosa avaliação fisioterápica do segmento afetado e de toda postura da pessoa para assim traçar um plano de tratamento que a princípio será conservador (medicamentoso, analgesia fisioterápica, relaxamento, fortalecimento, mudança de posturas e hábitos dentre outros). O tratamento cirúrgico é normalmente reservado nos casos de dor extrema e de longa duração, resistentes aos tratamentos conservadores ou quando há perda de movimentos.

Quando o abaulamento for tão pequeno que não atinge o nervo, não haverão sintomas. Nesse caso, a pessoa não sabe que tem e desse modo pode ficar assim ou evoluir para um pinçamento de um nervo no futuro. Por isso sempre vale a pena melhorar a postura, carregar pesos corretamente, deixar o sedentarismo de lado e procurar uma atividade física agradável.

No nosso próximo artigo: sugestões de hábitos corporais e exercícios preventivos.

Não perca!


Veja mais

TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015
Amor e Vinho
Você sabe o que é SO2?
Degustando vinhos naturais - parte 1
Os vinhos naturais
Vinho Chinês

 


Eliana Tessitore

Fisioterapeuta - Crefito 3650f 
Mestre em Enfermagem Psiquiátrica (EEUSP)
RPG/ Instituto Phillipe Souchard
Diretora da "Cia de Dança Eliana Tessitore".
Facebook: Eliana Tessitore Cuide-se Bem  
Telefone - 11 96456-0777

Pesquisar





















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 96948-3326 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR