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Educação e Desenvolvimento

Sustentabilidade da porta para dentro Proteção ambiental e projetos de Responsabilidade Social vêm se tornando práticas comuns

03/04/2013



Proteção ambiental e projetos de Responsabilidade Social vêm se tornando práticas comuns. Um número crescente de empresas já atua dessa forma e tantas outras pretendem atuar. Há corporações até que criam seus próprios institutos ou fundações enquanto outras se associam a ONGs e consultorias.

Além de contribuir com o entorno ou com alguma causa, projetos ajudam na reputação. E da porta para dentro, também é assim que funciona? Será que essas ações acontecem internamente na mesma medida? Há empresas que são exemplos de boas práticas nos dois lados da moeda. Outras vêem esses temas apenas como oportunidades da porta para fora. Para algumas organizações ainda o único pilar da sustentabilidade que importa da porta para dentro é o econômico. O pior é quando essa situação é encontrada nas ONGs e consultorias especializadas.

A preocupação em ser aceita pelas comunidades – e com isso não comprometer o seu negócio na região em que atua – leva algumas empresas a investir milhares de reais em projetos sociais ou de proteção ambiental. Nem sempre tais projetos vão ao encontro das necessidades locais, mas geram visibilidade.
O quanto esse cuidado é semelhante ao cuidado que se tem da porta para dentro? Quem quer o verdadeiro reconhecimento, precisa dar exemplo. De que adianta uma organização incentivar, por exemplo, ações de desenvolvimento de pequenos negócios ou de fornecedores se seu sistema interno de gestão estiver à beira do colapso?

Fragilidade interna limita o comprometimento

De que adianta promover programas de portas abertas e transparência quando os funcionários não recebem retorno (ou se recebem são em forma de represália velada) ao questionar as atividades do local em que trabalham? Programas de educação para a população local não podem andar junto com corte de verbas para apoio educacional dos funcionários. Preservar a mata do entorno ou a vegetação da praça principal da cidade é importante. Mas será que gera credibilidade se nas instalações da empresa, não há, pelo menos, um programa de redução de lixo e de coleta seletiva?

Apoio a organizações internacionais que lutam contra trabalho em condições inadequadas ou degradantes beiram à superficialidade quando os funcionários desse patrocinador trabalham constantemente até tarde da noite com suas horas extras não computadas, disfarçadas como “cargos de confiança” ou relações de trabalho “modernas”. Que funcionário dará atenção a campanhas internas de direção defensiva ou trânsito seguro quando a manutenção da frota deixa de ser feita por questões de economia?

Afinal, que credibilidade podem ter empresas que não aplicam em seu cotidiano o conteúdo do discurso ou das ações que praticam da porta para fora? O comprometimento dos funcionários tão almejado pela liderança se transforma em desconfiança, quando não em revolta. E o tiro pode sair pela culatra.


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Karen Gimenez

Karen Gimenez  - jornalista pós-graduada em Estratégia Empresarial, Geógrafa e mestranda em Comunicação e Semiótica. Consultora nas área de Comunicação, Educação de adultos, Gerenciamento de Crises, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas  Professora de pós-graduação da Unip.



Contatos: karen@karengimenez.com  www.karengimenez.com

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