TELEFONE E WHATSAPP 96948-3326 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco            
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Carreira 40+ Voltar

12/12/2016

Protagonismo – um caminho sem volta


A reforma de Previdência – que independentemente de concordarmos ou não – se torna cada vez mais próxima de se realizar, e todos os projetos ligados a mudanças nas leis trabalhistas mostram que estamos em um momento de profunda ruptura nas relações de trabalho. A questão é se estamos nessa mesma ruptura em relação à nossa mudança de visão e comportamento.

Cada vez mais dependemos de nós. Passa a ficar a nosso cargo a gestão da nossa carreira, a percepção da nossa força de trabalho como um produto e que como tal precisa ser planejado e vendido. Precisamos agora entender de finanças. Não adianta mais não querer. Se torna imperativo para definir como será o seu futuro quando não puder mais trabalhar. Pagar a previdência pelo teto agora não é mais suficiente, e talvez nunca tenha sido.

Todas essas mudanças têm gerado forte sensação de medo, principalmente naqueles que se dedicaram ao modo mais tradicional de carreira: atuar em uma grande empresa por décadas. O que era invejado e enaltecido pela família nos encontros de domingo, pode agora ser uma posição complicada, caso esse profissional tenha sido um dos milhões de demitidos nos últimos anos, situação comum entre altos executivos.

Se teve uma vida cautelosa focada na prevenção pode estar mais preparado para enfrentar esta mudança de maneira mais lenta. Mas talvez lhe falte a habilidade em conviver com o risco. Se foi seduzido pelo cargo e pelo universo social em que estava inserido precisará de mais velocidade na mudança de visão e de atitude.

Isso porque, tudo em relação à carreira que o profissional terceirizava para a empresa tende a terminar. Até porque os empregos de longo prazo vêm desaparecendo, como estão sentindo muitos executivos de carreira.

A terceirização de cargos e serviços chegou para terminar com a terceirização da gestão da carreira. Como assim? O que nós transferíamos para as empresas e para o governo eles passam a devolver para nós, que é a gestão da nossa carreira e a gestão do nosso dinheiro.

Com o crescimento dos pequenos empresários e consultores por circunstância e necessidade e não por vocação, essa mudança de postura precisa ser drástica e pode ser muito dolorosa. Quem se acostumou a ser figurante na determinação dos rumos de sua carreira – esperando oportunidade ser dada pela empresa – de repente precisa ser personagem principal e criar o próprio roteiro. Agora o mesmo acontece em relação às suas finanças, tanto pela reforma da Previdência quanto pelas mudanças nas leis trabalhistas que devem vir na sequência. A matemática detestada por tantos na época da escola se faz mais necessária do que nunca: tanto para economiza quando para aprender a investir. Quem não gosta, se quiser tranquilidade no futuro precisará mudar de opinião.


Veja mais

Empresas que desmotivam
Atualização Profissional
Atualização Profissional
Atualização Profissional
Produtivo sem deixar de ser livre
As Emoções e o Dinheiro
O RH e o Big Data Governamental
Quando a empresa vira alvo na internet
Fake News, você está preparado?
É preciso ser empreendedor?
2018: O que precisa ser feito
A revolução dos lixeiros
Home office e a Lei
O pensamento positivo e o medo
Duelo improdutivo por Karen
Escolha de carreira por Karen
Dá tempo de ser mãe e trabalhar?
Terceirização: questão de coerência
Bonzinho X Competente
Quando o RH atrapalha o treinamento

 


Karen Gimenez

Karen Gimenez - Master Coach, PNL Master e Coach em Inteligência
Financeira. Professora de Pós-Graduação e Diretora de Grupos de Estudos da ABRH
- Associação Brasileira de Recursos Humanos - Regional Alphaville. Atua
como processos de Coaching Executivo e de Negócios, desenvolvimento de
lideranças e porta vozes, gerenciamento de crises, gestão de conflitos e
consultoria estratégica em desenvolvimento de pessoas e equipes. Jornalista com
pós-graduação em Estratégia Empresarial e Geógrafa com especialização em Gestão
do Terceiro Setor. 



Contatos: karen@kgcoaching.netwhatsapp (11) 9 9114-2681 www.kgcoaching.net

Pesquisar




X















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 96948-3326 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR