TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações

Educação e Desenvolvimento

Protagonismo – um caminho sem volta A reforma de Previdência – que independentemente de concordarmos ou não – se torna cada vez mais próxima de se realizar, e todos os projetos ligados a mudanças nas leis trabalhistas mostram que estamos em um momento de profunda ruptura nas relações de trabalho

12/12/2016



A reforma de Previdência – que independentemente de concordarmos ou não – se torna cada vez mais próxima de se realizar, e todos os projetos ligados a mudanças nas leis trabalhistas mostram que estamos em um momento de profunda ruptura nas relações de trabalho. A questão é se estamos nessa mesma ruptura em relação à nossa mudança de visão e comportamento.

Cada vez mais dependemos de nós. Passa a ficar a nosso cargo a gestão da nossa carreira, a percepção da nossa força de trabalho como um produto e que como tal precisa ser planejado e vendido. Precisamos agora entender de finanças. Não adianta mais não querer. Se torna imperativo para definir como será o seu futuro quando não puder mais trabalhar. Pagar a previdência pelo teto agora não é mais suficiente, e talvez nunca tenha sido.

Todas essas mudanças têm gerado forte sensação de medo, principalmente naqueles que se dedicaram ao modo mais tradicional de carreira: atuar em uma grande empresa por décadas. O que era invejado e enaltecido pela família nos encontros de domingo, pode agora ser uma posição complicada, caso esse profissional tenha sido um dos milhões de demitidos nos últimos anos, situação comum entre altos executivos.

Se teve uma vida cautelosa focada na prevenção pode estar mais preparado para enfrentar esta mudança de maneira mais lenta. Mas talvez lhe falte a habilidade em conviver com o risco. Se foi seduzido pelo cargo e pelo universo social em que estava inserido precisará de mais velocidade na mudança de visão e de atitude.

Isso porque, tudo em relação à carreira que o profissional terceirizava para a empresa tende a terminar. Até porque os empregos de longo prazo vêm desaparecendo, como estão sentindo muitos executivos de carreira.

A terceirização de cargos e serviços chegou para terminar com a terceirização da gestão da carreira. Como assim? O que nós transferíamos para as empresas e para o governo eles passam a devolver para nós, que é a gestão da nossa carreira e a gestão do nosso dinheiro.

Com o crescimento dos pequenos empresários e consultores por circunstância e necessidade e não por vocação, essa mudança de postura precisa ser drástica e pode ser muito dolorosa. Quem se acostumou a ser figurante na determinação dos rumos de sua carreira – esperando oportunidade ser dada pela empresa – de repente precisa ser personagem principal e criar o próprio roteiro. Agora o mesmo acontece em relação às suas finanças, tanto pela reforma da Previdência quanto pelas mudanças nas leis trabalhistas que devem vir na sequência. A matemática detestada por tantos na época da escola se faz mais necessária do que nunca: tanto para economiza quando para aprender a investir. Quem não gosta, se quiser tranquilidade no futuro precisará mudar de opinião.


Veja mais

MBA depois dos 40
Clientes em Home Office
Seu concorrente ?
Falando de resultados
Os desafios do Gerente
Detalhes que valem muito
Trabalho em casa
Experiência atrapalha?
Da Publicidade a Psicanalise
Meu chefe é muito novo
Empresário aos 40?
Liderar pelo exemplo
Instabilidade Profissional
Mudar de profissão
Oportunidades depois dos 40
Juniores X Seniores
Empresas que desmotivam
Atualização Profissional
Atualização Profissional
Atualização Profissional

 


Karen Gimenez

Karen Gimenez  - jornalista pós-graduada em Estratégia Empresarial, Geógrafa e mestranda em Comunicação e Semiótica. Consultora nas área de Comunicação, Educação de adultos, Gerenciamento de Crises, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas  Professora de pós-graduação da Unip.



Contatos: karen@karengimenez.com  www.karengimenez.com

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR