TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações

Agito Cultural

O Calibre das Cordas Este assunto de hoje é direcionado aos iniciantes do violão e da guitarra

11/01/2007



Este assunto de hoje é direcionado aos iniciantes do violão e da guitarra.

Me lembro que quando comecei a tocar violão aos 9 anos de idade, qualquer violão, com qualquer corda estava ótimo. O que eu queria mesmo era tocar.
Hoje no mercado, tanto as opções de escolha de instrumentos musicais como também de acessórios - as cordas por exemplo, são muitas. Assim, é importante que o músico-iniciante, diante de tantas ofertas que o mercado oferece, possa experimentar e definir quais cordas são as mais adequadas para um determinado instrumento e, principalmente, para o "tocador".

Primeiro passo é identificar as características do violão, pois o mesmo pode ter cordas de nylon ou de aço e, isso depende diretamente da arquitetura do instrumento: o violão, independentemente de ser ou não elétrico, se for desenhado para cordas de aço, o mesmo é específico para ser usado somente com cordas de aço e, por outro lado, um violão desenhado para cordas de nylon, é específico para ser usado com cordas de nylon.
O próximo passo é definir o "calibre" das cordas a serem usadas.
As cordas de nylon oferecem 3 opções: Leve, Média e Pesada e, estas opções, estão relacionadas às espessuras das cordas (mais grossa ou mais fina) que, por conseqüência, definem a tensão que as cordas exercerão no instrumento - um violão mais "macio" e mais fácil de tocar ou mais "duro" e com mais dificuldade de tocar. Mas, esta escolha envolve também o aspecto da sonoridade do instrumento, pois com cordas mais pesadas,o resultado será um som mais encorpado e cheio e já com cordas mais leves, se perderá, um pouco da sonoridade mais "gorda".

O violão com cordas de aço tem as mesmas opções de escolha que a guitarra - um instrumento onde são usadas sempre cordas de aço. As opções de calibre são bem maiores. É preciso pensar em 2 categorias distintas: guitarras acústicas e semi-acústicas, e guitarras maciças.

Nas guitarras acústicas e semi-acústicas, normalmente usadas para tocar jazz, ou um tipo de som com poucos efeitos eletrônicos na guitarra, são usadas cordas mais pesadas.
A primeira corda (a mais fininha) é a referência para as outras 5 cordas.
As outras cordas passam a ter um equilíbrio em relação à escolha da primeira corda que pode ser: 011, 012, 013, etc.

Nas guitarras maciças, normalmente mais usadas para tocar rock, blues etc., a escolha das cordas mais leves é mais usual.
Aquele efeito, por exemplo, de tocar uma nota e levantar a corda para atingirmos outra nota e que é chamado de Bend é muito mais fácil de fazer com cordas leves. A primeira corda pode ser 008, 009, etc. (detalhe: as cordas mais leves quebram mais facilmente).

Enfim, o "tocador", seja a criança, seja músico-iniciante, deve se sentir confortável com o instrumento e tentar dentro destas opções que temos, tirar um som com a maior qualidade possível. Com o passar do tempo, com evolução dos estudos e com a maturidade do uso do instrumento, estes detalhes passarão a ser muito pessoais e irão evoluir de acordo com as preferências pessoais do músico.


Veja mais

Paul McCartney
Um pouco de música ao vivo na Granja Viana
As Palhetas Lost Dog!
Uma História Maluca
Eduardo Araújo - Parte 2
Eduardo Araújo - Parte 1
CD Amazônia
Música Digital
A Lei Rouanet e o dinheiro para a Cultura
Equívoco
www.musicosdobrasil.com.br
Uma enciclopédia instrumental

Cabelos de Sansão
Entrevista - Paulo Oliveira
Trópico de Capricórnio
Entrevista com Marcelo Beba
Beba Música
Música nas escolas em todo o país
Musicoterapia
Tiago Araripe
Quero Educação Musical na Escola

 




Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR