TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações

Agito Cultural

Como estudar? Nesta coluna, quero falar um pouco de um tema que parece incomodar muita gente "como estudar música?"

25/01/2007



Nesta coluna, quero falar um pouco de um tema que parece incomodar muita gente "como estudar música?". Eu usei "incomodar" por duas razões:

1- Quem está estudando, pode incomodar quem está ouvindo ou esteja por perto. E,
2- As pessoas que são estudantes de música ou amantes de algum instrumento etc., dizem que vão estudar música, mas é comum as pessoas confundirem o "estudar", com o prazer de tocar que são duas coisas, completamente, diferentes.

Como professor de música, procuro orientar o iniciante dos estudos, seja ele de qualquer idade, a tentar praticar os exercícios, se possível, diariamente, procurando trabalhar com um relógio à sua frente e, ainda, que o faça por um tempo inicial de meia hora. Passa rapidinho!

Estudar música é como praticar um esporte, pois também é preciso, a exemplo do futebol, preparo físico, para aguentar jogar os 90 minutos de uma partida.
Então, começar a estudar meia hora por dia é um bom começo e, de acordo com a disponibilidade da pessoa, é bom que vá aumentando o tempo dedicado aos estudos, de forma suave e crescente.

O estudo de música pede um momento particular e especial, pois a pessoa deve estar sozinha, sem amigos por perto, com privacidade, concentração e, acima de tudo, com disposição.

A prática repetida de um determinado exercício tem que ser feita com diferentes abordagens: devagar; rápido; com rítmos diferentes, etc., para que a "Mão" aprenda o movimento correto. "A cabeça ensina para as mãos o que elas devem fazer". Desta forma, o resultado chegará no "automático", será como beber água, onde a coordenação dos movimentos não precisa do pensar. O lado intelectual, criativo, intuitivo e prazeroso, virá depois.

Como no futebol, o atleta só vai para o jogo depois de muito treino, pré-temporada, concentração e preparo físico; quando ele colocará em prática, os exercícios praticados, movimentos, e situações que ele "ensaiou" tantas vezes.

Os grandes músicos, aqueles geniais e que vão ao extremo quando tocam um instrumento, têm por hábito e disciplina estudarem, em média, 12 horas por dia e depois saem para tocar e trabalhar.

Mesmo que a pessoa interessada queira, ou não, se tornar um profissional e tenha disponibilidade para estudar tantas horas assim, não vai conseguir e não recomendo que estude tantas horas de início, pois é necessário condição física e intelectual, que vamos conseguindo aos poucos.

Às vezes o aluno diz: "Pôxa professor, toquei tanto esta semana..." Então, eu digo: Tocar é bom sim, mas não estudou nada rs.

Só estudar, também não é bom. Temos que administrar nosso tempo, dividindo-o em: parte para estudar e parte para tocar... se tenho 1 hora disponível para a música hoje, estudo meia hora e toco meia hora, ou, hoje só vou tocar e amanhã estudar e vice-versa.

Gravar o "Tocar" e se ouvir depois é um recurso muito bom, pois ajuda a avaliar a sua performance em cada um dos estágios do aprendizado. A gravação registra o erro que servirá de aprendizado a qualquer tempo, ao contrário daquilo que acontece ao vivo, num show por exemplo, quando o erro se transforma somente em passado e ninguém lembra mais ou tem certeza do que se ouviu direito.

Hoje no mercado, existem muitas opções boas de equipamentos que auxiliam neste aspecto - gravadores análogos ou digitais, incluindo equipamentos que podem ter acompanhamento de outros instrumentos.

Seguir as orientações de um bom professor, finalmente, é uma boa maneira de assegurar a evolução que se dará de forma estruturada e até mais rápida, ficando muito mais fácil curtir e tocar a música.


Veja mais

Paul McCartney
Um pouco de música ao vivo na Granja Viana
As Palhetas Lost Dog!
Uma História Maluca
Eduardo Araújo - Parte 2
Eduardo Araújo - Parte 1
CD Amazônia
Música Digital
A Lei Rouanet e o dinheiro para a Cultura
Equívoco
www.musicosdobrasil.com.br
Uma enciclopédia instrumental

Cabelos de Sansão
Entrevista - Paulo Oliveira
Trópico de Capricórnio
Entrevista com Marcelo Beba
Beba Música
Música nas escolas em todo o país
Musicoterapia
Tiago Araripe
Quero Educação Musical na Escola

 




Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR