TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações

Agito Cultural

A Arte da Mixagem Pedi ao meu amigo-irmão Lelo Nazário que escrevesse um artigo falando sobre "Mixagem e Masterização"

07/12/2006



Pedi ao meu amigo-irmão Lelo Nazário que escrevesse um artigo falando sobre "Mixagem e Masterização". Itens tão importantes na finalização dos CD"s de música, Lelo é campeão neste assunto e muito requisitado no mercado. Confiram!

A Arte da Mixagem
A mixagem e a masterização são os dois últimos passos na cadeia de processos necessários à gravação de um CD. Depois que os músicos preparam o material a ser gravado, ensaiam exaustivamente, se fecham num estúdio e finalmente gravam o que foi escolhido, aí começa o processo de mixagem.

O procedimento inicial é colocar os instrumentos em seus níveis ideais de volume de maneira que tudo o que foi efetivamente tocado possa ser ouvido sem esforço. Por exemplo, se na música tivermos piano, baixo, percussão e voz, devemos ter o cuidado de perceber se as palavras têm inteligibilidade e, ao mesmo tempo, não deixar que a voz venha a encobrir detalhes importantes tocados pelos instrumentistas.

Num estúdio, temos a possibilidade de gravar cada instrumento em um canal separado de áudio, portanto podemos aplicar todo tipo de efeitos, equalização e reverberação de forma individual, o que amplia bastante as possibilidades de manipulação do som captado pelo engenheiro de gravação.

Vale a pena investir um tempo suficiente para mixar as músicas já gravadas com o máximo de perfeição possível pois, na mixagem, podemos fazer inúmeras modificações no material gravado, tornando o resultado muito melhor ou muito pior...

Hoje, quase todos os estúdios gravam os sons diretamente no computador, usando softwares produzidos especialmente para esse fim. Esses softwares se integram ao hardware do estúdio para que possam receber os sinais dos microfones que captam os sons dos instrumentos dentro da sala de gravação. Uma vez gravados, todos os instrumentos, que ainda se encontram em canais separados, serão integrados para se transformar na música em sua forma definitiva.

A Necessidade da Masterização
A masterização consiste principalmente em ouvir criteriosamente a mixagem realizada com o objetivo de corrigir eventuais problemas e imperfeições sonoras. Falhas são inerentes ao processo de mixagem, já que lidamos com vários eventos acontecendo ao mesmo tempo e, muitas vezes, alguns fogem ao nosso controle. Essas falhas podem ser, em muitos casos, minimizadas ou suprimidas no processo de masterização.

Pode-se ainda tratar partes da música que são mais ruidosas, usando sistemas de redução de ruídos, assim como diminuir a sibilância nos vocais. Nesta fase pode-se usar compressores para reduzir a diferença entre os sinais mais intensos e os menos intensos no material gravado. Além de todos esses possíveis acertos, a masterização trata de ajustar os níveis das músicas de forma proporcional, para que a audição do CD se torne a mais agradável possível.


Veja mais

Paul McCartney
Um pouco de música ao vivo na Granja Viana
As Palhetas Lost Dog!
Uma História Maluca
Eduardo Araújo - Parte 2
Eduardo Araújo - Parte 1
CD Amazônia
Música Digital
A Lei Rouanet e o dinheiro para a Cultura
Equívoco
www.musicosdobrasil.com.br
Uma enciclopédia instrumental

Cabelos de Sansão
Entrevista - Paulo Oliveira
Trópico de Capricórnio
Entrevista com Marcelo Beba
Beba Música
Música nas escolas em todo o país
Musicoterapia
Tiago Araripe
Quero Educação Musical na Escola

 




Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR